Faço a tratamento da tuberculose já a 4 meses será que posso fazer sexo?...E será que posso tomar vi

3 respostas
Faço a tratamento da tuberculose já a 4 meses será que posso fazer sexo?...E será que posso tomar vitamina para aumentar o peso porque ainda me sinto muito magra!
Dr. Vinicius Felix Altomani
Geriatra, Especialista em clínica médica, Médico clínico geral
São Paulo
Boa tarde!

Quanto a questão sexual, não há problemas, com 4 semanas de tratamento adequado não há mais risco de transmissão.

Quanto a questão de peso, temos que levar em conta diversos fatores, como sua idade, peso prévio, outras doenças, etc. Em geral, vitaminas não causam ganho de peso. Utilizamos principalmente suplementos alimentares (whey-protein, creatina, nutren senior, etc) e uma dieta balanceada para recuperar o peso, especialmente em casos de perda rápida, como é o caso da tuberculose!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para sarcopenia - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Rubens Orel
Especialista em clínica médica
São Paulo
Depende do tratamento que está fazendo até a cura.
Dr. Anderson Contaifer
Especialista em clínica médica
Florianópolis
Após 4 meses de tratamento para tuberculose, se você está tomando a medicação corretamente e já teve confirmação de que não está mais transmitindo (geralmente após 15 dias de tratamento regular), pode ter relações sexuais normalmente. A tuberculose não é transmitida por contato sexual. Quanto à perda de peso: sim, pode tomar suplementos vitamínicos, especialmente piridoxina (vitamina B6), que é recomendada junto ao tratamento com isoniazida. Além disso, uma alimentação rica em proteínas e calorias é fundamental para recuperar o peso. Converse com seu médico sobre suplementação específica.

Referências:
- Ministério da Saúde. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose. 2024.
- Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Tuberculose. 2024.

Especialistas

Juliana Schmitt Seibert

Juliana Schmitt Seibert

Pediatra, Pneumologista pediátrico

Novo Hamburgo

Ana Carla Campelo Duarte

Ana Carla Campelo Duarte

Médico do sono, Pneumologista

Manaus

Guilherme Eler de Almeida

Guilherme Eler de Almeida

Pneumologista

Ji-Paraná

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Renata Telles Piva Belluomini

Renata Telles Piva Belluomini

Radiologista

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 763 perguntas sobre Tuberculose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.