Faço tratamento para depressão com Pondera há alguns meses, e desde então comecei a ter espasmos, ti

4 respostas
Faço tratamento para depressão com Pondera há alguns meses, e desde então comecei a ter espasmos, tipo uns solavancos quando estou deitada ou sentada numa posição mais relaxada.

Há algo que se possa fazer para reduzir esse efeito?
Dr. José Iencarelli Filho
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Regular a dose do medicamento ajuda. Reconsulte o seu médico. Dr.José, Rio de Janeiro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ajustar a dose ou trocar de medicação. Converse com o psiquiatra a respeito. Att.
Dr. Hugo Salmen Evangelista Espindola
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Os espasmos ou "solavancos" que você descreve, ocorrendo em um estado de relaxamento, podem estar relacionados ao uso do Pondera, que é um nome comercial para a Paroxetina, um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS). Efeitos como esses, embora menos comuns, podem ocorrer com o uso de ISRSs.
É fundamental não interromper ou alterar a medicação sem consultar seu médico, pois isso pode afetar o tratamento da depressão. O acompanhamento regular e a comunicação aberta com o profissional de saúde são essenciais para um tratamento eficaz e seguro. Portanto, sugiro uma reavaliação do medicamento por meio de reajuste de dose ou até mesmo a troca se for necessária.

Estou à disposição.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Esses espasmos ou solavancos que você sente ao relaxar podem estar relacionados ao uso do Pondera (paroxetina), que é um antidepressivo. Isso pode acontecer com algumas pessoas, principalmente nos primeiros meses de uso ou quando o organismo ainda está se ajustando à medicação. Esses espasmos são parecidos com "trancos" musculares que ocorrem quando a gente está quase dormindo, mas se tornarem frequentes ou incômodos, merecem atenção.

É importante contar isso ao médico que te acompanha, pois ele pode ajustar a dose, mudar o horário da medicação ou até considerar outra abordagem. Às vezes, uma simples mudança no horário de tomar o remédio (por exemplo, de manhã ao invés da noite) já ajuda bastante. Em alguns casos, o médico pode associar outro tipo de remédio para aliviar esses sintomas enquanto o organismo se adapta.

Essa resposta é apenas informativa e não substitui uma consulta médica. O melhor a fazer é conversar com o profissional que prescreveu o Pondera para avaliar a melhor forma de seguir o tratamento com conforto e segurança.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1393 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.