Faço tratamento para TAG com escitalopram 15mg e risperidona 0,5mg a quase 4 anos. Tive estabilizaçã
3
respostas
Faço tratamento para TAG com escitalopram 15mg e risperidona 0,5mg a quase 4 anos. Tive estabilização do quadro ansioso há alguns anos, no entanto, algumas coisas que sentia no inicio do tratamento estão me incomodando muito agora, como o aumento de peso e algo como uma "falta de emoções". Durmo bem todas as noites, me alimento direito e faço tudo normalmente sem me sentir ansioso. Deveria considerar pedir a um psiquiatra uma diminuição nos medicamentos ou até um desmame?
Sim, pode solicitar a ele que tente reduzir a mediação para melhorar estas queixas, assim como planejar possível retirada supervisionada por ele, uma vez que está estável de longa data.
Mas fale com ele pois ele está a par do seu caso, enquanto eu avalio apenas dentro das informações que você forneceu brevemente.
Mas fale com ele pois ele está a par do seu caso, enquanto eu avalio apenas dentro das informações que você forneceu brevemente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. Geralmente, é possível reduzir a dose de psicofármacos após um período de estabilidade psiquiátrica superior a 6 meses. Mas tal redução deve ser acompanhado por um psiquiatra, já que é preciso fazer monitoramento sobre os ajustes realizados.
Boa tarde! O aumento de peso e a "falta de emoções" são efeitos colaterais comuns da risperidona e o escitalopram com frequência também pode causar um certo achatamento afetivo. Noto que à medida em que o tratamento progride e os sintomas da ansiedade se tornam mais amenos os efeitos colaterais tornam-se um problema maior. A lógica para isso é que no início do quadro, mesmo que os efeitos colaterais estejam presentes, normalmente são "pequenos" perto do desconforto que a ansiedade causa. Após certo período, os sintomas vão diminuindo e a "balança" começa a pesar para os efeitos colaterais. Quando prescrevemos um medicamento, sempre pesamos a relação risco benefício. Parece que é um bom momento para que um profissional possa lhe ajudar a fazer essa avaliação e ponderar contigo a redução ou retirada de um ou ambos os medicamentos. Espero que você volte a sentir as emoções logo!!
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.