Faço uso do ESC Odt e notei que tive perda de peso pois a medicação fez com que eu deixasse de comer

3 respostas
Faço uso do ESC Odt e notei que tive perda de peso pois a medicação fez com que eu deixasse de comer como antes. Isso é normal?
Isto pode occorrer quando o - comer como antes está influenciado por sintomas de ansiedade. Que podem se manifestar por aumento de apetite. A medida em que a medicação faz efeito e a ansiedade diminui, este aumento de apetite melhora.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O uso de antidepressivos pode causar alteração no apetite de cada individuo, de forma particular.
É interessante notar que na bula podemos identificar a possibilidade de aumento ou de redução de apetite.
Isso acontece, em parte, porque de acordo com o estado basal prévio à medicação, esta causará interferência.
Por exemplo, pessoas que em francos quadros ansiosos, aumentam muito a ingesta de alimentos, apresentam comer ansioso e até compulsões alimentares, poderão notar um novo equilíbrio do apetite, no caso, mais baixo que o anterior.
Já em caso de pessoas com grande prejuízo das atividades diárias, do auto cuidado e até do apetite, como em determinados quadros depressivos, pacientes em geral notam retomada do prazer e do apetite, podendo causar um aumento do apetite (quando comparado ao apetite muito prejudicado pelo humor).

Toda mudança, no entando, deve ser avaliada junto a seu médico, a fim de descartar se em seu caso particular, sua perda de apetite ou de peso possa ter outras causas reversíveis a serem tratadas.
Dra. Aline Eugênia
Psiquiatra
Paraíba Do Sul
Olá! Alguns pacientes podem apresentar redução do apetite e perda de peso no início do uso de medicamentos como o escitalopram (ESC ODT). Esse efeito pode ocorrer especialmente nas primeiras semanas e, em muitos casos, tende a se estabilizar com o tempo.
Recomendo que você relate essas mudanças ao médico que prescreveu a medicação, para que ele possa avaliar se é uma resposta esperada ou se há necessidade de ajuste na dose ou na estratégia terapêutica.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.