Faço uso do marevam. Posso comer ovo com moderação?

4 respostas
Faço uso do marevam. Posso comer ovo com moderação?
Não há nenhuma recomendação de restrição de ovos durante o tratamento com Varfarina. Como nenhum alimento deve ser recomendado ou proibido sem que seja feita uma análise individualizada do seu quadro completo, procure um nutricionista antes de fazer qualquer dieta ou restrição. Especialmente diante da necessidade de uso anticoagulante e das condições de saúde atreladas a este medicamento.

Bom dia! Relativo a qualquer alimento em casos assim depende da avaliação individual da dieta para adequar dentro da sua realidade. UMA a das interações com nutrientes que a varfarina (marevan) tem é com a vitamina E que pode aumentar o efeito do medicamento se consumida em excesso e que está presente na gema do ovo. Eu diria que seria necessário exagerar bastante para isso ser uma preocupação, portanto, como você mesmo disse, em moderação não haverá problema algum. Bebida alcoólica de maneira crônica pode aumentar o metabolismo de anticoagulantes orais como o marevan, portanto, evite o máximo que puder. Vegetais verde escuros por serem ricos em vitamina k podem reduzir o efeito anticoagulante o medicamento também, então eles sim merecem bastante atenção também. Espero ter ajudado um pouco. Orientações individuais são feitas em consulta direta com o profissional, essas são observações gerais e não substituem a necessidade de algo específico para você.
Estudos demonstram que vc não precisa excluir nenhum tipo de alimentos ricos em vitamina K, contudo o consumo deve ser com moderação, se vc consumir todos os dias um pequena porção vegetais verdes escuros entre outros alimentos não terá alterações associado ao uso dos anticoagulantes, terá efeito colaterais caso restrinja completamente os alimentos fontes de K e esporadicamente acaba consumindo e em grande quantidade e já temos outras classificações de anticoagulantes que não precisam se preocupar com a vitamina K, consulte seu médico.
Se você está tomando Marevan (varfarina), é importante considerar algumas precauções ao consumir ovos devido ao seu conteúdo de vitamina K. A vitamina K desempenha um papel na coagulação sanguínea, e o Marevan é um medicamento anticoagulante que atua inibindo a ação da vitamina K.

Embora seja recomendado manter uma ingestão constante de vitamina K para manter uma resposta estável ao Marevan, isso não significa que você precise evitar completamente alimentos ricos em vitamina K, como ovos. O importante é manter uma ingestão equilibrada e consistente de vitamina K, de acordo com as orientações do seu médico ou nutricionista.

No caso dos ovos, eles contêm quantidades moderadas de vitamina K. Uma ingestão moderada de ovos, dentro de uma alimentação equilibrada e controlada, geralmente não apresenta riscos significativos para a ação do Marevan. No entanto, é importante evitar grandes variações no consumo de vitamina K, seja por meio de ovos ou outros alimentos ricos nesse nutriente.

É essencial seguir as orientações do seu médico ou nutricionista em relação à sua dieta, especialmente quando se trata de medicamentos anticoagulantes como o Marevan. Eles poderão fornecer orientações específicas com base no seu histórico médico, exames de coagulação sanguínea e necessidades individuais.