Faz cerca de um ano que percebi que minha mandíbula começou a estralar quando abro muito a boca — ti

5 respostas
Faz cerca de um ano que percebi que minha mandíbula começou a estralar quando abro muito a boca — tipo ao bocejar ou alongar demais. A primeira vez que aconteceu o estalo foi bem forte, mas depois disso, quando falo ou como normalmente, não estrala mais.
Nunca senti dor nenhuma, só esse estalo mesmo. Costumo abrir e fechar a boca várias vezes ao dia, às vezes sem perceber, e também bocejo abrindo bastante. Eu abro muito a boca e até pensei que uma hora fosse sentir alguma dor, mas até agora nada.
Às vezes parece que ela “trava” por um segundo, mas eu nem sei se realmente trava ou se é só uma sensação.
Fiquei com a dúvida se é normal ter ATM com estalo sem sentir dor nenhuma
Sim, é possível ter estalo na ATM sem dor. Esse som geralmente indica um leve deslocamento do disco articular, que não é grave quando não há dor ou travamentos. Evite abrir demais a boca e procure um dentista especializado se o estalo mudar ou surgir desconforto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Devido ao evento do estalo uma vez, pode ter desencadeado um problema na sua ATM, mesmo sem dor. Se o problema persistir no travamento aberto ou fechado, limite para abrir e fechar a boca, procurar o especialista em oclusão e ATM, cirurgião dentista.
Dra. Deborah Bignardi
Dentista
São Paulo
Olá! O ideal é passar em consulta para avaliação com um profissional que atue nessa parte de DTM (disfunção temporomandibular). Eu sentir exatamente este mesmo problema foi o que me instigou a ir para essa área, que é bem complexa. Minha musculatura tinha força demais e deslocava a minha articulação para fora do lugar. No começo, não sentia nada. Comecei a sentir com o passar dos anos! O fato dela travar, mesmo que momentaneamente, precisa de atenção pois ela pode travar MESMO e precisar de ajuda para destravar. Espero ter ajudado e não deixe de verificar o que está acontecendo :)
Pode sim ser um problema de ATM,não espere doer para tratar.Pacientes portadores de bruxismo pode evoluir para problemas na articulação,talvez seja o seu caso.
Um tratamento bom seria a aplicação de botox com finalidade terapêutica,não estética.
Gostaria de agendar um horário para eu te avaliar ?
Olá, tudo bem? A nossa articulação não possui terminações nervosas, por isso não sentimos dor na maioria dos casos relacionados a ATM. Porém, o estalo não é normal. O estalo pode estar relacionado a muitos fatores como deslocamento de disco radicular, má formação da cabeça da mandíbula, dentre outros fatores. Recomendo procurar um profissional da área para que ele faca uma avaliação clinica e radiográficas para detectar o que esta ocasionando o estalo e resolver o problema para que ele não piore. Espero ter ajudado. Qualquer Dúvida estou a disposição. Fica com Deus.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.