Faz mais de quinze anos que uso Rivotril. Sou dependente. Qual o mal que pode me causar pelo longo t

2 respostas
Faz mais de quinze anos que uso Rivotril. Sou dependente. Qual o mal que pode me causar pelo longo tempo que uso?
Medicações do grupo dos benzodiazepínicos, como o Rivotril* (clonazepam) têm como principais efeitos colaterais alentecimento do tempo de reação, problemas de coordenação motora, aumento dos riscos de quedas, potencial de abuso e dependência e déficits de memória. Dentre estes efeitos, o que mais preocupa, em longo prazo, são os déficits de memória, caracterizados por dificuldades de aprendizado e de rememoração de episódios. A gravidade é individual, às vezes é sutil (só podendo ser demonstrada em avaliações neuropsicológicas) e, acredita-se que sejam proporcionais à dose usada e ao tempo de uso. Atualmente, com raras exceções, a recomendação é que medicações deste grupo sejam administradas apenas por algumas semanas e, depois, sejam suspensas. A suspensão, quando indicada, deve sempre ser feita sob acompanhamento médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Caro/a paciente!
O maior prejuizo do uso prolongado de Rivotril é de fato o prejuízo sobre a memória, que em última instância prejudica a autonomia da pessoa. Também podem ocorrer quedas, aumento do tempo de resposta a estímulos, a dependência em si causa um comportamento bem característico de não poder ficar sem a substância, muita irritação e ansiedade. Se você ainda não sente esses prejuizos de memória, tente procurar um profissional que te ajude a ir suspendendo vagarosamente o Rivotril e ir introduzindo ações no seu dia a dia que fortaleçam as suas potencialidades e ajudem você a não precisar do Rivotril. Um abraço!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1806 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.