Fazer uma viajem pode ajudar no tratamento da depressão?

10 respostas
Fazer uma viajem pode ajudar no tratamento da depressão?
Uma viagem não substitiu o tratamento mas pode ajudar a pessoa em depressão se as condições forem seguras e não provoque medo ou aumente a angústia. Auxilia bastante se a pessoa vive num ambiente estressante e cheio de demandas que não consegue atender. A depressão caracteriza-se pela falta de sentido para as coisas da vida, mudar de local mesmo que por algum período pode promover um olhar sob nova perspectiva, aumentando a possibilidade de reavaliação e restauro do sentido.

Muitas vezes, quando fazemos uma viagem, pensamos em novos cenários, culturas diferentes, conhecer pessoas e nos divertir. Contudo, ao passo que se está deprimido, todas essas "cores" podem não se fazer presentes e o resultado não corresponder a expectativa.

A depressão, enquanto transtorno de ordem psíquica, deve ser tratada clinicamente com médico especializado (psiquiatra), o qual cuidará da evolução dos sinais e sintomas da doença, bem como da parte medicamentosa. Sabe-se, hoje, que o tratamento mais eficaz para esse transtorno é a combinação do tratamento medicamentoso com a psicoterapia, a qual se voltará ao entendimento dos sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo.

Sendo assim, sugiro o investimento no tratamento. Caso já esteja sendo acompanhado e devidamente tratado, acredito que a escolha pela viagem deve ser feita a partir de seu interesse/vontade pessoal.
Uma viagem pode ajudar...
Considerando novas descobertas, paisagens encantadoras, entre outras maravilhas que acontecem numa viagem é possível que haja um despejo de dopamina, serotonina e adrenalina, (hormônios que melhoram o humor, as energias e a disposição) ,e assim promover uma maior eficiência das redes sinápticas.
Isto é um processo químico!

Porém, o ser humano é mais do que química.

Se o seu mal estar tem origem em problemas existenciais, falta de sentido de vida, provavelmente, nenhuma viagem irá atuar sobre as causas reais do problema.

Pode até parecer, momentaneamente, que tudo está resolvido!

No entanto, o processo terapêutico torna-se uma alternativa para auxiliar nessa busca de si próprio, possibilitando um reencontro autentico consigo mesmo e com o mundo.

Desta forma, a psicoterapia é uma ferramenta importante na promoção da saúde, entendendo que o homem é um ser bio-psico-social, que esta sempre em busca de si e de sentido para o seu ser.
Fazer atividades que envolvam socialização, de modo geral, são muito indicadas em caso de depressão. Não contra indico uma viagem, mas indico que a pessoa que tem depressão seja acompanhada por um psicólogo e se necessário também por um psiquiatra. O assunto viagem pode ser levado à terapia e melhor discutido para saber se é realmente indicado no seu caso.
Pode. Desde que tambem cuide de seu critico interno, de seus pensamentos sobre você, sobre o outro e os eventos. Caso a viagem não de conta, procure fazer uma avalição clínica completa, e assim por diante.
Na depressão além do sentimento de tristeza, está presente a anedonia, ou seja, a falta de prazer em fazer as atividades que antes eram prazerosas, levando a pessoa a cada vez fazer menos coisas que gostava, aumentando os sintomas de depressão. Dentro da terapia cognitivo-comportamental é indicado ao paciente retomar aos poucos as atividades que foram deixadas de lado, mesmo que no primeiro momento não sinta tanto prazer quanto antes. Então se gosta de viajar, pode ser indicado fazer isso e contribuirá com o tratamento. No entanto é essencial fazer terapia e em alguns casos com auxilio de medicação.
Como tratamento não considero uma viagem como opção viável. Dependendo do estágio da depressão pode ser até arriscado. O que eu sugiro é uma avaliação psiquiátrica, introdução de medicamentos, psicoterapia. Sem tratamento não se consegue desfrutar de uma viagem, por melhor que seja. A depressão corrói a vontade de viver e tudo se torna escuro, pesado e sem esperança... Essa viagem provavelmente cairá muito bem quando estiver já bem recuperado, com novo ânimo e esperanças de viver. Abços.
Você tanto pode como deve, pois assim ja deve estar respondendo ao tratamento médico e psicoterapico se estiver fazendo. A depressao deixa o paciente numa condição de tristeza, apatia e sem vontade de sair de casa. Percebo que você está buscando novas possibilidades de ter mais qualidade de vida!

Mônica Araújo!
Todo lazer pode funcionar como terapia no tratamento da depressão, visto em muitos casos ser multifatorial. Indicar uma viagem é relativo, pois deve-se avaliar o grau da depressão, se leve, moderada ou grave. Não há indicação na grave, num primeiro momento; na moderada há que se verificar se o paciente aceita ou não a viagem, pois , por vezes, o lazer não será o tratamento, e sim as medicações e as terapias psicoterápicas.
Apesar de não substituir o tratamento psicológico e psiquiatrico, fazer uma viagem pode sim ajudar no combate à depressão. Sair um pouco da rotina, dos mesmo ambientes e das cobranças do dia a dia podem dar um ar de alívio para a pessoa doente, abrindo possibilidades de novos pensamentos e comportamentos positivos para o tratamento!