Ferritina 70 Saturacao transferrina 17% Ferro 84 Acido folico 3.4 O que significam? Pode ser DI

1 respostas
Ferritina 70
Saturacao transferrina 17%
Ferro 84
Acido folico 3.4
O que significam? Pode ser DII?
Continuo muito empenhado em me aperfeiçoar, em uma conhecida Universidade do Reino Unido. Não tenho tempo de dar respostas aqui

Mas sua pergunta chama a atenção, e me entristece um pouco.

1.o senhor (a) entende que 3 ou 4 exames listados sem relação com a Clínica podem dar um diagnóstico difícil como o de Doença Inflamatória Intestinal (RCUI ou Doença de Crohn). Pois bem: ANTES de avaliar qualquer exame, um Médico de alto nível faz um Raciocínio Clínico.
Para o Raciocínio Clínico é preciso, entre muitas outras informações, no mínimo:
- sexo e idade
- historico clínico detalhado, que inclui tudo que aconteceu, desde os primeiros sintomas, os medicamentos usados, a presença de outras doenças, a presença de cirurgias anteriores, uso de álcool ou fumo, uma pequena avaliação nutricional (é um paciente emagrecido, é obeso?) e um médico minucioso também se preocupa com o estado emocional e o estilo de vida. Também quer saber dos Antecedentes Familiares: há alguém na família com diagnóstico de DII, pólipos ou mesmo câncer?
- exame físico
- exames já feitos, em especial a Colonoscopia e eventuais biópsias e sua interpretação anátomopatologica, feita por médico patologista experiente. Mas a D. de Crohn pode atingir qualquer parte do trato digestivo, e pode exigir ainda mais investigações.
Não se pode esquecer que a DII (RCUI e Crohn) podem apresentar manifestações á distância, por exemplo nas articulações, rins, sangue e olhos. Nosso paciente tem alguma dessas manifestações? Na Doença de Crohn não é incomum histórico de fissura anal, mesmo antes do início das manifestações mais severas do intestino.
A partir daí, com um Raciocínio Clínico que nos mostra uma provável doença, é que os exames confirmarão (ou não) o que pensamos para nosso paciente.

Resumindo: não é assim tão fácil. Um médico experiente sabe que A CLINICA É SOBERANA. Em outras palavras, o que nosso paciente apresenta é superior aos exames.

Minha experiência: claro que após 35 anos de prática já vi inúmeros casos de RCUI e de Doença de Crohn. Alguns relativamente estáveis, bastando adaptar as medicações.
Mas claro que já vi complicações severas clássicas, tais como o Megacolon Transverso, quadro que exige intervenção imediata. Ou casos inesquecíveis como o dia em que uma moça tinha uma complicação no olho, lá na Universidade. Fiquei 3 horas com essa moça(acompanhada dos familiares), para espanto das secretárias. Descobri o problema, pedi a participação dos oftalmologistas e salvamos a visão da moça.
Lembro-me que os pacientes que aguardavam, reclamaram bastante com as secretárias. Mas valeu a pena? SE salvar a visao de uma moça jovem nao valer a pena, O QUE VALERÁ?
Lembro-me de inúmeros casos onde ás vezes medicamentos menos comuns deixavam o paciente em remissão. E lembro de crianças dom DII, dos tempos de meus estudos de Gastroenterologia Pediátrica na lendária Johns Hopkins, lá em Baltimore (a 60 km de Washington D.C.)

Enfim, DII é algo complexo e para atendimento por médicos experientes.
Mas sou otimista. Nunca vi nenhum caso que nao tenha nenhuma melhora. Sempre há possibilidade de melhora, no meu entender. O que varia será o trabalho que vamos ter ( e a resiliência do paciente e familiares)

AOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

Nas proximas semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, queremos reformular a Agenda.

Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.

Mas, falo algo pessoal:

Sei que as consultas comigo nem sempre tem grande celeridade. A procura é grande, e tenho muitas atividades.
Peço a meus (futuros) pacientes : se acharem que alguma demora irá prejudicar sua saúde, recomendo que procurem outro médico. Não me esperem caso achem que a celeridade é importante.
Sua saúde é mais importante do que eu ter a Clínica lotada.