Ferritina 70 Saturacao transferrina 17% Ferro 84 Acido folico 3.4 O que significam? Pode ser DI

1 respostas
Ferritina 70
Saturacao transferrina 17%
Ferro 84
Acido folico 3.4
O que significam? Pode ser DII?
Continuo muito empenhado em me aperfeiçoar, em uma conhecida Universidade do Reino Unido. Não tenho tempo de dar respostas aqui

Mas sua pergunta chama a atenção, e me entristece um pouco.

1.o senhor (a) entende que 3 ou 4 exames listados sem relação com a Clínica podem dar um diagnóstico difícil como o de Doença Inflamatória Intestinal (RCUI ou Doença de Crohn). Pois bem: ANTES de avaliar qualquer exame, um Médico de alto nível faz um Raciocínio Clínico.
Para o Raciocínio Clínico é preciso, entre muitas outras informações, no mínimo:
- sexo e idade
- historico clínico detalhado, que inclui tudo que aconteceu, desde os primeiros sintomas, os medicamentos usados, a presença de outras doenças, a presença de cirurgias anteriores, uso de álcool ou fumo, uma pequena avaliação nutricional (é um paciente emagrecido, é obeso?) e um médico minucioso também se preocupa com o estado emocional e o estilo de vida. Também quer saber dos Antecedentes Familiares: há alguém na família com diagnóstico de DII, pólipos ou mesmo câncer?
- exame físico
- exames já feitos, em especial a Colonoscopia e eventuais biópsias e sua interpretação anátomopatologica, feita por médico patologista experiente. Mas a D. de Crohn pode atingir qualquer parte do trato digestivo, e pode exigir ainda mais investigações.
Não se pode esquecer que a DII (RCUI e Crohn) podem apresentar manifestações á distância, por exemplo nas articulações, rins, sangue e olhos. Nosso paciente tem alguma dessas manifestações? Na Doença de Crohn não é incomum histórico de fissura anal, mesmo antes do início das manifestações mais severas do intestino.
A partir daí, com um Raciocínio Clínico que nos mostra uma provável doença, é que os exames confirmarão (ou não) o que pensamos para nosso paciente.

Resumindo: não é assim tão fácil. Um médico experiente sabe que A CLINICA É SOBERANA. Em outras palavras, o que nosso paciente apresenta é superior aos exames.

Minha experiência: claro que após 35 anos de prática já vi inúmeros casos de RCUI e de Doença de Crohn. Alguns relativamente estáveis, bastando adaptar as medicações.
Mas claro que já vi complicações severas clássicas, tais como o Megacolon Transverso, quadro que exige intervenção imediata. Ou casos inesquecíveis como o dia em que uma moça tinha uma complicação no olho, lá na Universidade. Fiquei 3 horas com essa moça(acompanhada dos familiares), para espanto das secretárias. Descobri o problema, pedi a participação dos oftalmologistas e salvamos a visão da moça.
Lembro-me que os pacientes que aguardavam, reclamaram bastante com as secretárias. Mas valeu a pena? SE salvar a visao de uma moça jovem nao valer a pena, O QUE VALERÁ?
Lembro-me de inúmeros casos onde ás vezes medicamentos menos comuns deixavam o paciente em remissão. E lembro de crianças dom DII, dos tempos de meus estudos de Gastroenterologia Pediátrica na lendária Johns Hopkins, lá em Baltimore (a 60 km de Washington D.C.)

Enfim, DII é algo complexo e para atendimento por médicos experientes.
Mas sou otimista. Nunca vi nenhum caso que nao tenha nenhuma melhora. Sempre há possibilidade de melhora, no meu entender. O que varia será o trabalho que vamos ter ( e a resiliência do paciente e familiares)

AOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

Nas proximas semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, queremos reformular a Agenda.

Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.

Mas, falo algo pessoal:

Sei que as consultas comigo nem sempre tem grande celeridade. A procura é grande, e tenho muitas atividades.
Peço a meus (futuros) pacientes : se acharem que alguma demora irá prejudicar sua saúde, recomendo que procurem outro médico. Não me esperem caso achem que a celeridade é importante.
Sua saúde é mais importante do que eu ter a Clínica lotada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 169 perguntas sobre Dorflex
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.