Fibromialgia tem origens psicossomáticas? Eu acho interessante o assunto, pode realmente o psicológi

5 respostas
Fibromialgia tem origens psicossomáticas? Eu acho interessante o assunto, pode realmente o psicológico/estado emocional causar alterações no corpo humano a ponto de criar sensações de dor? Se sim, qual seria a explicação plausível para isso? Alterações químicas, hormonais ou algo do tipo causadas pelo psicológico afetado?
Fibromialgia entra na classificação de dor nociplastica, que é diferente da dor de origem psicossomática. A fisiopatologia ainda não está bem definida e vários estudos estão associando a doença com alterações no DNA das células, porém ainda sem comprovação. É um assunto longo e que rende muitas discussões. Espero ter esclarecido algo. Um abraço

Ótima pergunta!
As pessoas que têm fibromialgia costumam carregar o mundo nas costas, seja os problemas dos familiares ou do trabalho.
O indicado para as pessoas que sofrem com essas dores é trabalhar seu olhar sobre os acontecimentos.
Nós não podemos mudar o mundo e nos aborrecer com tudo que acontece diferente do que desejamos.
Toda essa energia de tensão é jogada para nosso corpo. A realidade não pode ser mudada, mas o modo como pensa sobre ela pode ser diferente.
Aprender a relaxar e ser menos controlador pode ajudar muito. Isso deve ser feito com acompanhamento terapêutico.
Um recurso ótimo para o tratamento da fibromialgia é a ozônioterapia.
A Fibromialgia é uma condição que possui muitos estudos tentando explicar suas causas. Muitas coisas já estão esclarecidas, porém ainda há muito o que se aprender. Mas é certo que tudo que foi citado contribui para que a doença se expresse em algumas pessoas. Por isso o tratamento deve ser multidisciplinar envolvendo, médicos (especializados em dor, acupuntura, endocrinologia, ginecologia, psicoterapia, etc. ), fisioterapêutas, psicólogos, nutricionistas, profissionais de educação física....
A origem da fibromialgia ainda não foi totalmente esclarecida, o que tudo indica é que esses pacientes possuem limiares dolorosos mais baixos, ou seja, toleram menos os quadros dolorosos , mesmo se esses forem leves. Alguns estudos científicos tem evidenciado maior concentração de algumas substâncias causadoras de dor (substância P) em níveis mais elevados no liquor desses pacientes, confirmando sua possível origem genética e de intima relação com o sistema nervoso e consequentemente a mente.
A dor crônica (dentre elas a fibromialgia) pode ser entendida como um fenômeno biopsicossocial. Há estudos que sugerem uma hipersensibilização do sistema nervoso central em pacientes fibromiálgicos. Ainda há muito a ser descoberto. Porém é sabido que o tratamento interdisciplinar é a opção mais adequada (médico especialista, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico etc). O tratamento da dor pela psicologia tem como objetivos identificar as necessidades, queixas e limitações dos pacientes, orientando-os no desenvolvimento de processos que geralmente envolvem:
* a regulação das emoções,
*treino de comunicação assertiva,
* avaliação dos transtornos ansiosos e técnicas de controle da ansiedade e melhora da concentração,
*avaliação e reabilitação (se necessário) das funções cognitivas como memória e atenção, geralmente prejudicadas pelos episódios de dor,
*avaliação dos transtornos de humor e tratamento da depressão seja em qual nível estiver. Os estados depressivos costumam estar presentes em portadores de dor crônica,
*fortalecimento da autoconfiança e autoestima que costumam afetar as relações interpessoais,
*identificação dos limites e relacionamentos abusivos,
*equilíbrio dos estados afetivos,
*mudança dos pensamentos disfuncionais e dos comportamentos desadaptativos,
*técnicas para o alívio da tensão e das dores,
*outras questões subjetivas.
Independentemente dos objetivos relatados acima, são priorizadas as necessidades e urgências individuais.