Ficar mais de seis anos com aparelho ortodôntico pode chegar a ter uma reabsorção radicular ao ponto

5 respostas
Ficar mais de seis anos com aparelho ortodôntico pode chegar a ter uma reabsorção radicular ao ponto de comprometer os dentes?
Olá! O tempo prolongado de uso de aparelho ortodôntico não significa necessariamente que vai haver reabsorção radicular, pois isso ocorre mais pela força excessiva aplicada sobre os dentes.
Os riscos de comprometer os dentes também podem estar relacionados à higienização deficiente durante o tratamento ortodôntico, causando doenças na gengiva e perda óssea. Se o tratamento não for bem conduzido, e não houver boa colaboração do paciente, isso leva a atraso no tempo de tratamento e a um aumento dos riscos de problemas acima citados, podendo assim, comprometer os dentes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Pode sim, mas dependerá de uma série de fatores. A reabsorção está relacionada à forças excessivas ou prolongadas em determinadas regiões. Sendo assim o tempo também estará relacionado à presença de reabsorções, mas não será fator chave para o desencadeamento deste problema!
Dr. Daniel Roberto De Assis
Dentista, Terapeuta complementar
Americana
Olá. Esse tempo de seis anos é muito tempo para se usar um aparelho ortodôntico, precisa avaliar o motivo desse tempo, pois não é normal isso. Eventualmente o uso prolongado e o excesso de forças de movimentação sobre os dentes pode provocar sequelas sim, dentre elas a reabsorção das raizes.
Dra. Ana Cristina Maia de Oliveira
Dentista, Especialista em harmonização orofacial
São José do Rio Preto
Hoje temos tecnologia e recursos para fazermos tratamentos ortodônticos em 18, 24 e no máximo em 36 meses. Como já havia dito existem pacientes que tem reabsorções radiculares e que nunca usaram aparelhagem fixa, então quem usa aparelho ortodôntico por muitos anos, não terá reabsorções radiculares necessariamente.
Dr. Cid Lopes
Dentista
Belo Horizonte
A reabsorção radicular está relacionada a alguns fatores, como: disposição genética, uso de forças inadequadas, formato das raízes e tempo de tratamento.

Especialistas

Bruna Monteiro

Bruna Monteiro

Dentista

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Jaqueline Lessa

Jaqueline Lessa

Dentista

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Nielson  Da Costa Ramos

Nielson Da Costa Ramos

Cirurgião buco-maxilo-facial

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Daniela Bessa

Daniela Bessa

Dentista, Ortodontista, Odontopediatra

São Paulo

Agendar uma visita
Marília  Ribeiro

Marília Ribeiro

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 849 perguntas sobre Aparelho ortodôntico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.