Aparelho ortodontico - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em aparelho ortodontico

Encontre um especialista em Aparelho ortodontico na sua cidade:

Perguntas sobre Aparelho ortodontico

Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Aparelho ortodontico

Bom dia. Os aparelhos de contenção devem ser ajustados periodicamente. Caso contrário, podem movimentar seus dentes. Além disso, o ajuste oclusal (da mordida/encaixe dos seus dentes) também deve…
3 respostas

Olá! Não há risco da extração dos sisos prejudicar seu tratamento ortodôntico. Ao contrário, se você mantiver esses dentes, dependendo da posição em que se encontram, pode sim ter comprometimento…
6 respostas

Dr. Diego Limoeiro
Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá. Fica um pouco difícil de darmos opinião sem examinar o seu caso. Você deve conversar com um ortodontista.
2 respostas

Especialistas falam sobre Aparelho ortodontico

O tratamento Ortodôntico, além de corrigir a estética que tanto nos incomoda, tem grande importância na devolução da auto-estima e no equilíbrio da mordida. Pode evitar traumas nos dentes e articulações, melhorando nossa qualidade de vida. Priorizamos sempre o ser humano e as necessidades individuais de cada um, escutando o paciente nas suas prioridades e promovendo um tratamento confortável e sem dor.

Cid Lopes

Dentista

Belo Horizonte


A ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. O aparelho ortodôntico serve para corrigir a posição dos dentes. Existem dois tipos – o fixo e o removível – mas ambos atuam da mesma forma. A idéia é produzir uma força sobre os dentes, pressionando-os a permanecer no lugar certo.Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, conseqüentemente, a adequada nutrição , saúde bucal e também a estética. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular (ATM). A utilização do aparelho dentário também aumenta a autoestima do paciente. Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Daniel De Barros Itikawa

Dentista, Terapeuta complementar

Goiânia


Aparelho fixo Rápido Autoligado O uso de aparelhos autoligados como outro qualquer é precedida de uma avaliação do paciente. Após uma avaliação inicial e diagnóstico do caso, será feito um plano de tratamento e a indicação do aparelho adequado. Antigamente os tratamentos duravam vários anos. Hoje em dia, com a tecnologia dos aparelhos autoligados associados a arcos de alta tecnologia, esse tempo pode ser drasticamente reduzido quando comparado com aparelhos ortodônticos convencionais. Agora você pode transformar em tempo reduzido a sua forma de sorrir!

Ricardo Abreu De Queiroz

Dentista

Belo Horizonte


Trabalhamos com todos os tipos de aparelhos ortodônticos. Agende uma avaliação sem compromisso para descobrir as diversas possibilidades terapêuticas no mundo dos aparelhos.

Gustavo Zanardi

Dentista

Balneário Camboriú


O aparelho ortodôntico serve para corrigir os dentes desalinhados e tortos. Temos diversos tipos de aparelho, como os metálicos, os de cerâmica ou safira, os removíveis e os alinhadores transparentes (Invisalign / Smart Aligner). Cada tipo de aparelho tem suas vantagens e desvantagens. O profissional capacitado poderá te orientar sobre isso. Em nosso consultório fornecemos todos os tipos de aparelhos dentários, com ênfase nos alinhadores transparentes, que são os aparelhos mais modernos e discretos hoje no mercado.

Dr. Rowan Vilar

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

- Os aparelhos ortodônticos servem para corrigir irregularidades nos dentes e na face. - Os aparelhos vão gerar um contato correto entre os dentes superiores e inferiores, promover uma harmonia entre os dentes, lábios e ossos maxilares, proporcionando um equilíbrio facial adequado. - O processo básico da movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade e com isso, tanto adultos como crianças podem se beneficiar com o tratamento. - O bom posicionamento dos dentes pode trazer diversos benefícios como: 1) Melhora a mastigação; 2) Facilita a higiene e conservação dos dentes limpos; 3) Diminui as chances de desenvolver doenças da gengiva e perda dentária; 4)Diminui a carga sobre os músculos.

Ana Carolina Matos

Dentista

Rio de Janeiro


Existem vários problemas de posições dentárias que necessitam da intervenção com aparelho ortodôntico, os mais comuns são: apinhamento, diastema, mordida cruzada e mordida aberta. A pergunta mais comum que fazem ao chegar ao meu consultório é como saber se precisam de tratamento ortodôntico. É importante pontuar que somente um profissional capacitado poderá definir a sua necessidade de uso de aparelho ortodôntico através do exame clínico e radiográfico. Se você percebe algum problema de encaixe dos seus dentes ou que eles estão desalinhados e isso te incomoda já é motivo para procurar a opinião de um especialista.

Débora Aguiar

Dentista

Recife


Aparelho metálico convencional, porcelana, safira, autoligado metálico ou estético.

Bruna Moura

Dentista

Maceió


O aparelho ortodôntico, ou aparelho dentário, é um dispositivo utilizado por ortodontistas em seus pacientes para fazer o alinhamento dos dentes quando eles se desenvolvem com uma má formação. Serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais. Hoje existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, metálico fixo, estético fixo, aparelhos autoligados, aparelhos removíveis ou móveis. É preciso avaliar cada caso para determinar qual o tipo de aparelho indicado.

André Luis Linhares

Dentista

Goiânia


O aparelho ortodôntico fixo é utilizado para o alinhamento dos dentes. É composto pelos bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos) que ficam colados aos dentes através de uma substância adesiva, e por um arco que serve de guia para a correção. Atualmente através de técnicas avançadas é possível realizar o tratamento ortodôntico sem a necessidade de extrações de pré-molares (na grande maioria dos casos), isso ocorre pelo correto reposicionamento mandibular feito por meio da técnica Bioprogressiva que é uma das que mais respeitam os limites biológicos da movimentação dentária, além de permitir o início do tratamento antes de terminar a troca dos dentes, garantindo um resultado mais estável.

Os tratamentos ortodônticos envolvem aparelhos fixos e/ou removíveis que corrigem o posicionamento dos dentes. Esses tratamentos podem ser realizados com a tecnologia dos aparelhos autoligáveis que agilizam o tempo de tratamento e além disso esses aparelhos podem ser de materiais cerâmicos que os deixam com melhor aparência estética.

Carla Simone Garcia De Almeida

Dentista

Rio de Janeiro


O aparelho ortodôntico é indicado para corrigir desajustes nos dentes, além de prevenir problemas de oclusão, o ato de abrir e fechar a boca quando os maxilares estão, de alguma forma, prejudicados. O seu uso pode trazer não só benefícios funcionais, mas um ganho estético enorme. A ortodontia é a especialidade responsável por avaliar a necessidade do uso do aparelho e indicar o modelo ideal, que poder ser fixo ou móvel.

Warley Pereira De Paula

Dentista

Uberlândia


O aparelho ortodôntico é um dos tratamentos mais procurados hoje em dia e proporciona o que todos nós queremos: dentes bonitos e alinhados. Além disso, os aparelhos estéticos vieram para dar mais conforto e segurança para o paciente, sendo praticamente invisíveis. Contudo, não devemos esquecer que o uso do aparelho ortodôntico não é uma questão estética. As articulações e músculos envolvidos são prejudicados com o desalinhamento dos dentes. Na Clinifama trabalhamos com os mais modernos e estéticos aparelhos ortodônticos do mercado: - Aparelhos convencionais: metálicos, porcelana e safira; - Aparelhos autoligados; - Aparelhos linguais; - Aparelhos invisíveis (Invisalign).

Fabiana Becker D'avila

Dentista

Curitiba


Quando os dentes desenvolvem má formação, o aparelho ortodôntico (ou aparelho dentário) é o dispositivo utilizado para fazer o alinhamento dos dentes e corrigir a posição deles tanto para fins estéticos quanto funcionais. Além disso o aparelho ortodôntico: Previne o desgaste anormal dos dentes Previne problemas de oclusão Corrige os espaços entre os dentes, tornando a higiene oral mais eficaz Como forma de garantir maior confiabilidade e eficácia ao tratamento, os paciente realizam a pasta de exames que consiste em um conjunto de exames e procedimentos utilizados pelo ortodontista como complemento para o diagnóstico e planejamento do tratamento.

É fácil perceber que um sorriso alinhado e equilibrado com dentes brancos e brilhantes é excelente. Mas um sorriso esteticamente perfeito, é sinônimo muitas vezes de um sorriso saudável. Pense nisso, um sorriso não pode ser perfeito se não é saudável.

Claudia Starling

Dentista

Belo Horizonte


É a especialidade da Odontologia que consegue resultados estéticos e funcionais de maneira mais conservadora, pois movimenta dentes sem prejuízo a sua estrutura. Não são feitos desgastes, tratamentos de canal, nenhum dano irreversível. Proporciona a correção do sorriso, harmonização da face e funcionalidade dos dentes na mastigação, fala e socialização. Pessoas que apresentam o sorriso bonito tem mais sucesso profissional, pessoal, possuem maior autoestima e segurança nas suas relações. O sorriso é a estrutura facial que mais chama a atenção! Mais que o cabelo e ainda mais que o nariz!! Nada melhor do que apresentar um sorriso lindo como seu cartão de visitas.

Aparelho ortodôntico é o conjunto de braquetes (peças coladas aos dentes) e fio ou ainda alinhadores que irão realizar a movimentação dentária durante o tratamento.

Quais profissionais realizam Aparelho ortodontico?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.