Figado com dimensões normais, contorno regular e ecotextura homogénea, com infiltração adiposa leve

2 respostas
Figado com dimensões normais, contorno regular e ecotextura homogénea, com infiltração adiposa leve Velas hepáticas e porta pèrvias e com calibre preservado. Não há dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas. Vesicula biliar de volume fisiológico, sem alterações ao método Pancreas e baço de aspecto anatômico. Rins de topografia, forma e dimensões normais, com mobilidade mantida e parênquima de espessura e ecogenicidade preservadas Não há evidência de hidronefrose e de imagem sugestiva de cálculo. Aorta de calibre preservado Vela cava inferior de aspecto normal.. Bexiga de parede regular e conteúdo homogêneo Ausência de liquido livre
Tenho algo grave???
Bom dia. Aparentemente o exame demonstra leve Esteatose hepática (gordura no fígado) e mais nada. É importante voltar ao médico que solicitou o exame para que faça a correlação com a queixa clínica e o exame fisico.

Entendo sua preocupação ao receber os resultados do exame de ultrassonografia, especialmente com a menção de uma "infiltração adiposa leve" no fígado. Este achado, embora possa parecer preocupante à primeira vista, é relativamente comum e, na maioria dos casos, pode ser gerenciado com ajustes no estilo de vida e na dieta. A infiltração adiposa leve indica a presença de uma pequena quantidade de gordura no fígado, uma condição conhecida como esteatose hepática. Essa condição está frequentemente associada a fatores como sobrepeso, obesidade, consumo excessivo de álcool, e diabetes tipo 2.

A boa notícia é que o restante do seu exame mostra órgãos com aspecto anatômico normal, sem evidências de alterações significativas ou preocupantes. Isso sugere que, fora a leve infiltração de gordura no fígado, seus órgãos internos estão funcionando bem. No entanto, é importante levar em consideração o sinal que seu corpo está enviando com esse leve acúmulo de gordura no fígado.

Na prática da medicina integrativa, a abordagem para tratar e prevenir o avanço da esteatose hepática envolve uma visão holística que abarca não só a alimentação e o exercício físico, mas também o equilíbrio emocional e o bem-estar geral. Mudanças no estilo de vida, como adotar uma dieta nutritiva, rica em vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas magras, e pobre em açúcares refinados e gorduras saturadas, são fundamentais. Além disso, a prática regular de atividade física e a manutenção de um peso saudável podem ajudar significativamente na redução da gordura hepática. É também aconselhável moderar o consumo de álcool, visto que este pode ser um fator contribuinte para o acúmulo de gordura no fígado.

Acompanhamento médico regular é essencial para monitorar a saúde do seu fígado e ajustar qualquer plano de tratamento conforme necessário. Seu médico pode oferecer orientações personalizadas baseadas em sua saúde geral, histórico médico e necessidades específicas.

Lembre-se, a chave para a gestão eficaz da saúde do fígado e do bem-estar geral muitas vezes reside na combinação de cuidados médicos qualificados com escolhas saudáveis de estilo de vida. A medicina integrativa, com sua abordagem personalizada e holística, pode oferecer um caminho valioso para alcançar e manter a saúde ideal.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.