Fiz a cirurgia de pé plano há 6 anos atrás, mas voltei pra o ballet e, mesmo com exercícios, não con

3 respostas
Fiz a cirurgia de pé plano há 6 anos atrás, mas voltei pra o ballet e, mesmo com exercícios, não consigo atingir tanta flexibilidade no pé devido aos pinos. Minha ortopedista falou em tirar, mas isso é seguro mesmo? O pé não voltará a ser plano com o tempo (já que é genético)?
Detalhe: Fiz a cirurgia aos 12 anos (Não sei se é uma informação relevante).
A retirada de material de síntese pode ser realizada após a consolidação óssea. Não apresenta, teoricamente, relação direta com recidiva do pé plano. Geralmente, caso o paciente sinta desconforto devido ao material de síntese, evoluiu com melhora após a retirada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A cirurgia ja esta consolidada apos este período. Desta forma, o fato de você retirar os pinos não irá repercutir na queda do arco.
Pode ser importante continuar os exercícios de fortalecimento da musculatura intrincica do pé para auxiliar na manutenção do arco plantar.
A postura do pé é determinada por muitas questões. Existe toda uma interação de vários sistemas que determina a postura do pé de forma estática e dinâmica. A visão, o sistema vestibular, a propriocepção dos pés, a funcionalidade da articulação temporomandibular, a biodinâmica osteomusculares trabalharem conjunto para determinar como o pé reage. A alteração em algum desses sistemas pode estabelecer o pé plano. É preciso saber como se comporta o pé nas posturas estática e dinâmica, porque existem casos em que mesmo com o pé plano, o corpo lança mão de estratégias funcionais que não é preciso intervenção. Em outros casos, o pé plano, ou com outra alteração, traz repercussões negativas para todo o corpo, necessitando de intervenção. Com a colocação de pinos, as estruturas ósseas ficam fixas, mesmo que todos aqueles sistemas levem a informação para o pé ser plano, o que pode acarretar dor e disfunção em lugar distante do pé, já que houve uma interrupção de todo o mecanismo de adaptação corporal. Tirando os pinos, existe a possibilidade do arco plantar diminuir a curvatura, caso os outros sistemas assim determinem. Seria interessante procurar um especialista em Podoposturologia para fazer uma avaliação e traçar uma estratégia terapêutica.

Especialistas

Evandro Junior Christovan Ribeiro

Evandro Junior Christovan Ribeiro

Ortopedista - traumatologista

Porto Feliz

Luciana Miyahira

Luciana Miyahira

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Leonardo Pereira Ramiro

Leonardo Pereira Ramiro

Ortopedista - traumatologista

Jales

Simone De Oliveira Bittencourt

Simone De Oliveira Bittencourt

Ortopedista - traumatologista

Florianópolis

Elias Paim leonel

Elias Paim leonel

Ortopedista - traumatologista

Recife

Gabriel Costa Martins

Gabriel Costa Martins

Fisioterapeuta

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Pé Chato
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.