Fiz a cirurgia de retirada da vesícula faz 20 dia nas duas primeiras semanas tava tudo bem estava co

2 respostas
Fiz a cirurgia de retirada da vesícula faz 20 dia nas duas primeiras semanas tava tudo bem estava comendo até alimentos gordurosos , agora faz 4 dias que como e da diarreia logo depois será que é devido a alimentação? Posso tomo algo como imosec?
A colecistectomia representa a retirada do reservatório de bile( A bile é produzida no fígado e serve para emulsificar ou facilitar a digestão de gorduras) conhecido por vesícula biliar, o que implica em fluxo de bile em goteira para o intestino sem liberação sincronizada nas refeições. Esta mudança de fluxo de bile em grande quantidade liberado nas refeições para fluxo contínuo em pequena quantidade sem sincronia com a alimentação representa dificuldade para digestão de gorduras e dificuldades de absorção de vitaminas A, D, E e K. Neste novo contexto parte dos pacientes operados tem baixa adaptação e evoluem com síndrome pós colecistectomia, caracterizada por diarreia, flatulência ,náuseas eructação e indigestão. Outras doenças clínicas como síndrome do Intestino irritável, doença do refluxo gastro-esofágico, doença inflamatória intestinal, intolerância a lactose,úlcera péptica, doenças na via biliar intra e extra-hepática também devem ser investigadas. Busque reavaliação do seu cirurgião. O Imosec não esta indicado sem avaliação médica, sendo possível tratar a síndrome pós colecistectomia com enzimas digestivas e sais biliares. A reposição das vitaminas A, D,E e K através de alimentos que os possuam ou reposição de suplementos nutricionais será necessário no longo prazo. Alimentos com gorduras saudáveis serão mantidos na dieta no pós operatório salve quadros de piora clínica, não sendo abolido em definitivo. Apesar de muitos cirurgiões limitarem dieta gordurosa no pós operatório imediato, não existe consenso na literatura de fazê-lo. Retorne para reavaliação médica com o cirurgião.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Especialistas

José Francisco Rêgo

José Francisco Rêgo

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Fortaleza

Vinicius Campos Duarte

Vinicius Campos Duarte

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

Salvador

Agendar uma visita
Rafael De Castro Hendges

Rafael De Castro Hendges

Médico clínico geral

Santo André

Brunna Caroline  Spina Viriato

Brunna Caroline Spina Viriato

Médico clínico geral

Itapevi

Allan  Antonelli Meira

Allan Antonelli Meira

Cirurgião do aparelho digestivo

Cotia

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 870 perguntas sobre Síndrome Pós-Colecistectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.