Fiz a colposcopia deu acetobranco tênue satélite no lábio anterior. Que significa? Qual o tratamento

2 respostas
Fiz a colposcopia deu acetobranco tênue satélite no lábio anterior.
Que significa? Qual o tratamento indicado?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da historia clinica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
Qual foi a indicação da sua colposcopia? Ela deve ser indicada se alterações do Papanicolaou ou se alterações no seu exame físico observado pelo seu médico.
A lesão satélite é aquela situada fora da junção escamo-colunar. Pode até ser uma lesão provocada pelo HPV, mas tem granee chance de regressão espontânea e dificilmente será uma lesão precursora de câncer .
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento e diagnóstico.
Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente como HIV, hepatite B e C e sífilis.
Se for uma lesão pelo HPV, os seus parceiros sexuais precisam procurar atendimento médico. Eles podem ter o vírus e lesões pelo HPV.

Olá! O seu achado na colposcopia precisa ser correlacionado a sua idade, queixa clínica, exame físico e resultado da citologia oncótica ( Papanicolau / Preventivo). A depender desses fatores pode-se orienta-la melhor em relação a esse diagnóstico e seu acompanhamento. Comumente, a citologia é colhida e feita no mesmo dia da colposcopia, isso é um costume. Mas a rigor, a colposcopia só teria indicação se houve algum achado anormal na citologia. Então, se o resultado do Papanicolau for normal, exame clínico normal, e apenas esse achado de "epitélio acetobranco satélite em lábio superior" normalmente é feito um controle semestral. A chance de regressão espontânea desse achado é importante. Normalmente, esse achado está relacionado ao vírus do HPV ( mais de 200 tipos) e nem sempre são identificados na captura híbrida, por exemplo. Consulte seu ginecologista e juntos planejem o acompanhamento.