Fiz a retirada de um pólipo nasal em 2013, e agora estou tendo novamente. Existe algum tratamento pós-cirúrgico

3 respostas
Fiz a retirada de um pólipo nasal em 2013, e agora estou tendo novamente. Existe algum tratamento pós-cirúrgico que impeça o retorno do pólipo, ou terei que pelo resto da minha vida a cada 1-2 anos fazer cirurgia?
Depende. Se você tem polipose rinossinusal, que acomete as duas fossas nasais, saiba que a cirurgia não é curativa. Entretanto há indicação cirúrgica quando o controle dos sintomas não se dá com tratamento clínico. Já o pólipo unilateral é curado com tratamento cirúrgico desde que se remova toda a lesão, inclusive sua inserção, que é a principal casa de recidiva da doença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem vários tipos de pólipos nasais. Quando um paciente se submete a remoção cirúrgica do pólipo, há uma chance dele voltar. No entanto, há medicações que ajudam neste controle após a cirurgia, como os corticoides nasais. Porém, há sempre a chance de voltar, o que não significa que uma nova cirurgia será necessária.
Existem diferentes tipos de pólipos nasais, geralmente referindo-se a problemas benignos.
Os pólipos antro-coanais (também chamados pólipos de Killian) são 4-6% dos casos, geralmente únicos que crescem para dentro da cavidade nasal provenientes do interior do seio maxilar. A cirurgia é o tratamento padrão, e para que ela alcance a cura (ou seja, sem recorrências), é necessária remoção completa da inserção do pólipo no interior do seio.
A polipose nasal, por outro lado, é uma doença crônica associada a sinusite crônica (muitas vezes também associada à asma). A formação dos pólipos são consequencia, e não a causa, da inflamação crônica. A cirurgia não é curativa, podendo ocorrer recidiva dos pólipos, mas é uma passo importante para potencializar o sucesso do tratamento clínico, possibilitando o uso de medicamentos tópicos (antibióticos e antiinflamatórios) diretamente no interior dos seios, e facilitando sua limpeza com lavagens.
Seu caso deve ser avaliado pelo otorrinolaringologista.

Especialistas

Juliana Lemes

Juliana Lemes

Otorrino

Santo André

Julia Stabenow Jorge

Julia Stabenow Jorge

Otorrino

São Paulo

Luiza Costa Villela Ferreira

Luiza Costa Villela Ferreira

Otorrino

Brasília

Nathália Leite Ramos Ito

Nathália Leite Ramos Ito

Otorrino

Rio de Janeiro

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Pólipos Nasais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.