fiz cirurgia de catarata, posso fazer a cirurgia de pterigio?

3 respostas
fiz cirurgia de catarata, posso fazer a cirurgia de pterigio?
Olá
Pode sim, desde que já tenho tido alta da cirurgia de catarata. A cirurgia do pterígio posterior a da catarata pode influenciar e modificar o grau final do óculos após cicatrização total das cirurgias. Só ficar atento a isso e tirar essas duvidas com seu cirurgião.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não há contraindicação formal, porém pode haver mudança do grau com piora da visão em certos casos. O pterígio não tratado pode aumentar e crescer até o ponto de cobrir o eixo visual ( centro da córnea) e dificultar a visão, o pterígio também pode induzir grau (astigmatismo). A cirurgia de pterígio pode ser realizada da maneira tradicional (com pontos) ou com cola biológica ( técnica moderna sem pontos). O pterígio pode voltar ( recidivar ) após a cirurgia, apesar de ser incomum se a cirurgia for feita com a técnica correta (transplante de conjuntiva associado). Habitualmente é realizada a cirurgia de pterígio primeiro, aguarda-se 3-6 meses, e após é realizada a cirurgia de catarata. Faz-se desta maneira para que se possa corrigir o grau causado pela cirurgia de pterígio durante a cirurgia de catarata ( implante de lente intraocular adequado para tal).
Sim, a cirurgia de Pterigio pode ser realizada em olhos que já foram submetidos a cirurgia de catarata. A cirurgia deve ser realizada após a cicatrização completa da cirurgia de catarata. O ideal, caso as duas condições, catarata e Pterigio, sejam coexistentes, seria operar primeiro o Pterigio e depois de 3 a 6 meses a catarata, pois a cirurgia do Pterigio pode causar uma mudança na curvatura da Cornea o que pode acarretar uma modificação do grau e da visão. Discuta esses pontos com seu oftalmologista. Atualmente a técnica ideal para a cirurgia de Pterigio e a remoção com um auto transplante da conjuntiva de preferência com cola biológica, o que proporciona uma cirurgia mais rápida, com menos trauma e recuperação mais rápida e menor risco de recidiva (crescimento de um novo Pterigio após a cirurgia).

Especialistas

Carlos Fernando Sawada

Carlos Fernando Sawada

Oftalmologista

Ituporanga

Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Oftalmologista

Belo Horizonte

Amanda Wiviane Pereira

Amanda Wiviane Pereira

Oftalmologista

Navegantes

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1557 perguntas sobre Cirurgia Do Pterigio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.