Fiz cirurgia de varizes a 3 dias, e ando sentindo dores de cabeça, isso é normal ? E também gostari

4 respostas
Fiz cirurgia de varizes a 3 dias, e ando sentindo dores de cabeça, isso é normal ?
E também gostaria de saber, o que não devo fazer no período de repouso?
Dr. Daniel Einstoss Korman
Angiologista, Cirurgião vascular
Belo Horizonte
Provavelmente você está tendo uma cefaleia pós-raquidiana, uma intercorrência plenamente normal após este tipo de anestesia. Geralmente essa dor de cabeça é transitória e benigna. Entre em contato com seu cirurgião vascular ou com o anestesista do hospital onde operou para orientação adequada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. João Egídio Natividade
Angiologista
Belo Horizonte
B dia. Prezada( o) paciente. A cefaléia após bloqueio anestésico nas costas poderá acontecer ( apesar da frequência ser pequena ). Isso se refere à anestesia. O seu cirurgião gostará que vc o comunique para encontrarem tal solução. Caso vc não consiga contato com o mesmo me coloco a sua disposição para as orientações necessárias. Melhoras.
Dra. Denise Xavier
Cirurgião vascular, Angiologista
Maringá
O repouso no período de pós operatório é variável e depende de fatores como a técnica utilizada e ainda se foi realizada safectomia ou não. Peça essa orientação ao seu cirurgião e não deixe de segui-la para obter o melhor resultado.
Dr. Hugnei Ferro
Cirurgião vascular, Angiologista
Duque de Caxias
A cefaleia pós-punção da dura-máter instala-se, em 90% dos casos, até o terceiro dia após a punção. Em 66% dos casos, os sintomas iniciam-se nas primeiras 48 horas. Raramente a cefaleia desenvolve se entre o quinto e o 14º. dia após o procedimento. O desenvolvimento de sintomas de cefaleia imediatamente após a punção é raro e deve alertar o anestesiologista para outras causas. A cefaleia distribui-se predominantemente nas regiões frontal e/ou occiptal, podendo irradiar-se para o pescoço e ombros. O grau de intensidade é extremamente variável, sendo classificada como leve, moderada e grave. A dor é exacerbada pelo movimento da cabeça e em ortostatismo (de pé) e é aliviada pela adoção de decúbito horizontal (deitado(a)). O aumento da gravidade da cefaleia em posição ortostática é condição sine qua non desse evento pós-punção da dura-máter. Outros sintomas como náuseas, vômitos, distúrbios auditivos, distúrbios visuais e até paralisia de nervos cranianos podem acompanhar o quadro de cefaleia pós-punção. Em 72% dos casos os sintomas de cefaleia regridem em sete dias. Em uma minoria de pacientes a cefaleia pode persistir por mais tempo.

O tratamento da cefaleia pós-punção da dura-máter em pacientes envolve uma série de medidas que variam de acordo com a intensidade desse distúrbio, compreendendo tratamentos conservadores até procedimentos mais invasivos. Repouso em posição supina (deitado), hidratação, analgésicos e anti-inflamatórios não-esteroidais são medidas usualmente empregadas, mas não provêm completo alívio. Em alguns poucos casos, ha necessidade de terapias mais agressivas.

O mais importante, diante todos os sintomas, é não sofrer! e não entrar em desespero. Entre em contato com seu cirurgião vascular e ou com o seu anestesista onde você operou para orientação adequada.

Especialistas

Victor Sampaio Barreto

Victor Sampaio Barreto

Cirurgião vascular

Salvador

Edson Fernando Strefezza

Edson Fernando Strefezza

Cirurgião vascular

São Bernardo do Campo

Camila Kill

Camila Kill

Angiologista, Cirurgião geral

São Paulo

Luiz Otávio Otero Genelhú

Luiz Otávio Otero Genelhú

Cirurgião vascular, Angiologista

São Paulo

Elias Abdala Tauil Filho

Elias Abdala Tauil Filho

Cirurgião vascular

Guaxupé

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 551 perguntas sobre Varizes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.