Fiz cirurgia no LCA..fiz 20 sessões de fisioterapia.. Da décima pra lá.. comecei a sentir dores na c

17 respostas
Fiz cirurgia no LCA..fiz 20 sessões de fisioterapia..
Da décima pra lá.. comecei a sentir dores na cabeça da fíbula, e dói muito..
O que me indica, fortalecer ou aguardar ?
Passa com o tempo?
Sem avaliar fica difícil de saber o que fazer . Na teoria não vejo ligação direta entre o LCA e a cabeça da fíbula, mas pode existir ligação indireta sim . Como disse é necessário avaliar

Provavelmente vai passar com a sequência do seu programa de reabilitação. Mas te aconselho o buscar uma avaliação com seu médico.
Talvez na sua marcha, o seu pé possa estar mais supinado devido a cirurgia do LCA, levando uma hiperextesão do joelho, desalinhando o quadril e tornozelo, tracionando mais o ligamento colateral fibular e isto pode ser a causa das dores. Mas também existe a possibilidade de a sua postura apresentar um Recurvatum do Joelho ou um Joelho Varo e com a cirurgia isso veio a tona a necessidade de se trabalhar a sua postura, pois, colaborou para que intensificasse mais o problema. Busque fazer sua reabilitação de forma gradual e tranquila e quando for possível, em meio aquático será mais reconfortante e o seu rendimento será melhor.
A dor na cabeça da fíbula pode estar relacionada com o desequilíbrio muscular a região posterior de coxa. Dependendo de por onde você fez seu LCA essa manifestação é bastante comum. Sugiro analgesia local e diminuir um pouco a fase de fortalecimento de posterior de coxa.
A cirurgia do LCA, assim como demais tratamentos cirúrgicos, podem gerar adaptações do corpo, que muitas vezes, trazer consigo, sintomas dolorosos ou alterações funcionais. Após liberação do profissional que fez a cirurgia, recomendo que busque profissionais alinhados com esse retorno de funcionalidade, que pode além de eliminar o sintomas, proporcionar maior qualificação na continuidade do trabalho de força e propriocepção necessários.
A dor é um sinal de que algo está errado. Evite fortalecer em cima dela, pois o quadro pode piorar. Faça uma nova avaliação com seu ortopedista e com seu fisioterapeuta. Boa recuperação!
Consulte o seu médico para reavaliação.
Boa tarde, em primeiro lugar marque uma reavaliação com seu ortopedista para ver se a cirurgia está bem.
Em segundo lugar converse com seu fisioterapeuta sobre o protocolo utilizado na reabilitação.
Boa recuperação.
Boa tarde! Durante o processo de reabilitação, algumas intercorrências como tendinopatias podem acontecer...a fim de que tudo corra bem, você deveria ser reavaliado pelo seu Fisioterapeuta, para identificar o motivo da sua queixa e pode indicar algum procedimento que contribua para a sua melhora. Temos "N" possibilidades para lhe auxiliar. Boa Sorte!
Essas dores podem ocorrer por mudança da pisada pós cirurgia, gerando sobrecarga muscular e articular na articulação tibiofibular proximal.

Se a dor persistir uma boa análise da marcha, com baropodometria ou análise cinemática 2D, podem trazer as respostas necessárias.
Olá! Associe ao seu tratamento uma consulta com fisioterapeuta especializado em Osteopatia!
Olá, inicialmente é necessário boa avaliação biomecânica, sugiro também um estudo com uma plataforma de baropodometria. Um Osteopata tem muito a te ajudar!
Olá! Dor na fíbula geralmente tem ligação com a musculatura posterior da coxa (porção longa do bíceps femoral) podendo ter ligação com um desequilibrio com relação ao quadríceps porém sugiro falar com seu fisioterapeuta que juntamente com o médico saberão as melhores abordagens para solucionar a dor. Estou a disposição.
Procure um fisioterapeuta especializado em sua cidade... para ele te reavaliar....

mais pelo seu relato "pode ser" um desequilíbrio da musculatura da coxa.... e se o seu enxerto ligamentar foi retirado do tendão do músculo flexor do joelho, esse desiquilibrio pode ocorrer ..
Converse com o seu fisioterapeuta, provavelmente alguma sobrecarga durante a marcha, ou até mesmo uma tração exercida pelo bíceps femoral que se encontra hiperativado desde a lesão do ligamento.
É impossível falar sem avaliar, você pode ter desenvolvido diversas alterações (de marcha ou de qualquer outro movimento) como um mecanismo protetor do joelho (isso acontece de forma inconsciente).
Além disso, tem que levar em consideração o tempo que você ficou sem descarga de peso nessa perna, isso pode levar ao enfraquecimento da musculatura e desequilíbrios musculares na perna inteira e a própria cirurgia pode levar à desequilíbrios também. É um procedimento invasivo, você está atravessando a musculatura para chegar ao ligamento e seu corpo vai reagir à isso.
Outro fator que deve ser levado em consideração é de onde foi tirado o enxerto para a reconstrução, ele pode causar um encurtamento da musculatura posterior da coxa que é intimamente ligada a musculatura da perna pelas inserções dos tendões e através das fáscias, levando de novo à um desequilíbrio muscular que vai tensionar a cabeça da fíbula e causar dor.
Tudo isso são possibilidades e devem ser avaliadas. Já atendi outros casos de reconstrução de LCA que o paciente evoluiu com dor na cabeça da fíbula, mas se avaliar e intervir, resolve facilmente.
Olá ;
É difícil falar alguma coisa sem te avaliar, aconselho você procurar seu ortopedista e fisioterapeuta para poder debater o problema.

Abraços!