Fiz cirurgia para correção de septo nasal e sinusite crônica. Ainda tenho muco espesso e amarelo.

2 respostas
Fiz cirurgia para correção de septo nasal e sinusite crônica. Ainda tenho muco espesso e amarelo. Consultei outro médico e, após nasofibroscopia, ele disse haver pólipos nasais e "septo com desvio tipo crista inferior antero-posterior". Isso é normal? Estou bastante preocupado.
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado paciente internauta,

A constatação de haver um desvio septal tipo crista inferior é comum, pois em geral, haverá sim um desvio residual após a cirurgia, que não atrapalhará mais a sua respiração, mas que poderá vir a ser detectável em alguns exames.

Já o achado de pólipos nasais, este sim, não é comum em um pós-operatório imediato, a despeito de sabermos que pólipos em muitos dos casos apresentam caráter recidivante.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Carlos Tolomei
Otorrino
Bauru
Olá. Desvio de septo e sinusite crônicas são dois problemas diferentes. Sobre o desvio de septo, a cirurgia tem o objetivo de retirar as partes desviadas da cartilagem/osso do septo nasal, sendo que alguns casos são mais complexos que outros. O objetivo é deixar fornecer melhor passagem de ar, sendo assim, deixar o septo o mais retificado possível. Apesar da descrição, o importante é saber se este desvio residual gera alteração de função respiratória antes de tudo. (desvios pequenos podem não gerar obstrução). Já a Polipose nasal é uma inflamação crônica que mesmo após cirurgia deve manter acompanhamento, possibilidade de tratamento medicamentoso para controle e sempre existe possibilidade de nova cirurgia, pois é uma doença algumas vezes não se controla apenas com medicamento. Ambos problemas não são graves, porém há necessidade de acompanhamento com otorrinolaringologista para melhor definir tratamento de acordo com a intensidade do caso.

Especialistas

Carlos Maibashi

Carlos Maibashi

Otorrino, Médico do sono

Campinas

Kamilla Schmitz Nunes

Kamilla Schmitz Nunes

Cirurgião de cabeça e pescoço

Florianópolis

Rodrigo Caseca

Rodrigo Caseca

Otorrino

Balneário Camboriú

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Nasofibroscopia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.