Fiz cirurgia para correção de septo nasal e sinusite crônica. Ainda tenho muco espesso e amarelo.
2
respostas
Fiz cirurgia para correção de septo nasal e sinusite crônica. Ainda tenho muco espesso e amarelo. Consultei outro médico e, após nasofibroscopia, ele disse haver pólipos nasais e "septo com desvio tipo crista inferior antero-posterior". Isso é normal? Estou bastante preocupado.
Prezado paciente internauta,
A constatação de haver um desvio septal tipo crista inferior é comum, pois em geral, haverá sim um desvio residual após a cirurgia, que não atrapalhará mais a sua respiração, mas que poderá vir a ser detectável em alguns exames.
Já o achado de pólipos nasais, este sim, não é comum em um pós-operatório imediato, a despeito de sabermos que pólipos em muitos dos casos apresentam caráter recidivante.
A constatação de haver um desvio septal tipo crista inferior é comum, pois em geral, haverá sim um desvio residual após a cirurgia, que não atrapalhará mais a sua respiração, mas que poderá vir a ser detectável em alguns exames.
Já o achado de pólipos nasais, este sim, não é comum em um pós-operatório imediato, a despeito de sabermos que pólipos em muitos dos casos apresentam caráter recidivante.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Desvio de septo e sinusite crônicas são dois problemas diferentes. Sobre o desvio de septo, a cirurgia tem o objetivo de retirar as partes desviadas da cartilagem/osso do septo nasal, sendo que alguns casos são mais complexos que outros. O objetivo é deixar fornecer melhor passagem de ar, sendo assim, deixar o septo o mais retificado possível. Apesar da descrição, o importante é saber se este desvio residual gera alteração de função respiratória antes de tudo. (desvios pequenos podem não gerar obstrução). Já a Polipose nasal é uma inflamação crônica que mesmo após cirurgia deve manter acompanhamento, possibilidade de tratamento medicamentoso para controle e sempre existe possibilidade de nova cirurgia, pois é uma doença algumas vezes não se controla apenas com medicamento. Ambos problemas não são graves, porém há necessidade de acompanhamento com otorrinolaringologista para melhor definir tratamento de acordo com a intensidade do caso.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz cirurgia de reconstrução do tímpano, não deu certo, tive que refazer mas mandaram eu usar aparelho auditivo mas quando expliquei que quando faço pressão apertando o nariz ouço tudo muito bem.enta pediram pra eu fazer o exame de nasofriboscopia. Será que existe a possibilidade de eu voltar a ouvir…
- Meu exame deu desvio de septo nasal a esquerda Hipertrofia importante de conchas nasais inferiores Presença de tecido em região central de cavum
- O exame que o otorrino faz com o aparelho no ouvido corre risco de pegar covid??
- Há risco em tempo de corona vírus fazer o exame de nasofibroscopia.? Há risco de contaminação?
- Em tempos de coronavirus É confiável fazer este exame Nasofibroscopia ? A realização apresenta riscos ? Estou com uma pequena bolha no céu da boca que está bem dolorida será que este exame identifica qual é o problema?
- Por quanto tempo e valido o exame nasofriboscopia nasal? Porque preciso fazer uma cirugia
- Olá. Tenho um filho de 4 meses. O médico solicitou pra gente fazer o exame Videonasofibroscopia! Como ele é realizado? Vai ser preciso usar anestesia?
- Pode beber água antes da Nasofibroscopia? Não pode comer por 2 horas antes do exame?
- Como eh feita a esterilizacao do aparelho de Nasofibroscopia? Eh usado um para cada paciente?
- O exame de Nasofibroscopia detecta tumores na garganta?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Nasofibroscopia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.