Nasofibroscopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em nasofibroscopia

Encontre um especialista em Nasofibroscopia na sua cidade:

Perguntas sobre Nasofibroscopia

Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Nasofibroscopia

É realizada seguindo protocolos preconizados por Anvisa e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia. Tanto em Otorrinolaringologia como em outras especialidades, os endoscópios não são aparelhos…
1 respostas

Dra. Claudia Eckley
Dra. Claudia Eckley
Otorrino
São Paulo
SIM. O exame de nasofibrolaringoscopia filma toda a garganta desde o fundo do nariz atrás do céu da boca (palato) até a região atrás da língua e na estrada do esôfago. Também consegue ver a laringe,…
1 respostas

A cirurgia é uma parte do tratamento, como a doença é da mucosa, ela tende a ser crônica e alguns casos tem alta chance de recidiva (voltar), dependendo da gravidade/ extensão da sinusite e da…
2 respostas

Especialistas falam sobre Nasofibroscopia

Realizada com uma fibra optica flexível. Antes de iniciar o exame aplica-se um líquido anestésico nas narinas. A fibra é introduzida em uma das narinas e permite que o médico veja o nariz e seios da face , a garganta, a região por trás e abaixo da língua, chamada laringe. É um exame muito importante, pois com ele o médico otorrinolaringologista pode ver áreas antes invisíveis a olho nu. Possibilita um diagnóstico mais preciso de doenças que eventualmente poderiam passar despercebidas pelo exame de rotina, incluindo sinusites, rinites, laringites, carne esponja desvio do septo nasal, problemas das pregas vocais, problemas do ronco, problemas da deglutição, sangramentos ocultos, entre outros.

A Nasofibroscopia é um exame realizado no consultório médico, sem necessidade de sedação. O exame é muito tolerado por adultos e crianças. Após uma anestesia tópica nas fossas nasais com xilocaína ou outro anestésico semelhante, o aparelho é introduzido por uma das fossas nasais. Através de um cabo de fibra ótica que ilumina a cavidade, o médico é capaz de observar a cavidade nasal, a rinofaringe, a hipofaringe e a laringe. O endoscópio pode ser acoplado a uma câmera para transmissão da imagem em um monitor de televisão.

Priscila Ferraz De Mello Murara

Otorrino

Balneário Camboriú


Exame que visa filmar todo o nariz (fossas nasais) e a Nasofaringe ("fundo do nariz"). Através deste exame podemos identificar desvios no septo nasal, hipertrofia dos cornetos, pólipos, tumores, hipertrofia de adenoides, rinossinusites, e avaliar toda a relação do palato mole com a nasofaringe. É realizado com o auxílio do Nasofibroscópio, um aparelho de fibra ótica, fino e maleável que é introduzido delicadamente através das narinas após anestesia tópica (Lidocaína a 3%). O paciente permanece sentado durante o exame, que dura um máximo de 5 a 10 minutos. As imagens são captadas através de uma câmera acoplada ao aparelho e gravadas em DVD para o paciente. Um laudo é emitido após o exame.

Édio Cavallaro

Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Realizo este exame em meu consultório, sem necessidade de sedação. É um exame rápido, geralmente poucos minutos qual será introduzido uma pequena sonda com uma ponta de luz o qual avaliarei na televisão por dentro do nariz do paciente possíveis alterações como rinite, hipertrofia de cornetos, desvio de septo, sinusite, hipertrofia de adenoides,tumorações. Se o paciente quiser ele pode acompanhar na televisão conjuntamente comigo ao mesmo tempo que realizo o exame e assim saber o que esta acontecendo. Posso realizar a pedido de outros médicos ou posso realizar em meus pacientes que julguei necessário após a consulta médica comigo e assim para estes posso indicar um tratamento imediato.

Este exame é indicado para avaliação das cavidades nasais, identificando as causas da obstrução nasal, como desvio do septo, hipertrofia dos cornetos, adenóides e pólipos nasais. Também utilizado para avaliação de roncopatia e sinusites. É realizado em adultos e crianças com aparelho de nasofibroscópio flexível no próprio consultório, com anestesia local tópica (spray),paciente acordado, sendo liberado alguns minutos após o exame.

Sem sombra de dúvidas, um dos exames mais importantes da otorrinolaringologia. Através dela podemos analisar de forma clara e precisa toda cavidade nasal, faringe e laringe. Dessa forma conseguimos diagnosticar com precisão as causas obstrutivas (ex. desvio de septo, hipertrofia de cornetos, hipertrofia de adenoide e tumores), além de descartar doenças mais graves, como as neoplasias malignas de forma precoce.

A nasofibroscopia ou endoscopia nasal é um exame indolor realizado para avaliação da cavidade nasal, tanto em crianças, como em adultos. Ele é realizado através da introdução de uma fibra ótica (rígida ou flexível) conectada a uma câmera nos orifícios nasais, para análise da mucosa e estruturas nasais. Pode-se também realizar a avaliação laríngea através desse exame, em pacientes que apresentam bastante reflexo nauseoso. Todas as imagens são transmitidas para um monitor. É feita uma anestesia local, aplicada com spray, para minimizar o desconforto. Não há preparo especial para o exame e também nenhuma restrição para o retorno às suas atividades após a realização do mesmo.

Quais profissionais realizam Nasofibroscopia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.