Fiz endoscopia e a conclusão foi Pangastrite enantematosa leve Pequena lesão subepitelial gastrica

3 respostas
Fiz endoscopia e a conclusão foi
Pangastrite enantematosa leve
Pequena lesão subepitelial gastrica.
8mm...qual exame mostrara se é cancer benigno ou maligno e que tipo?
Obrigada
A lesão gástrica subepitelial é um machucado no estômago que localiza-se nas camadas mais profundas do órgão e por isso podem ser mal caracterizadas pela endoscopia tradicional. Além do tamanho, outras características como localização, coloração e consistência são importantes para definir a melhor conduta para o seu caso. Procure um especialista. Boa semana.

Se a lesão é subepitial , dependendo do aspecto pode ser feito uma biópsia ou até retirada de toda a lesão por endoscopia. Quem confirma se é benigno ou maligno é a análise histopatológica, ou seja, resultado da biópsia. Se a lesão for submucosa, ou seja, mais profunda, o exame indicado é ecoendoscopia com biópsia. Procure um gastroenterologista para avaliar o seu caso.
Para lesões subepiteliais menores que 10mm muitas vezes fazemos apenas o acompanhamento da lesão pela EDA. A conduta expectante também dependerá do aspecto e consistência da lesão - informações presentes no laudo da endoscopia. Se a lesão estiver em camadas mais profundas o exame indicado é Ultrassom endoscoópico ou Ecoendospia para definir melhor a lesão e realização de biopsia de uma forma segura.
Abraço