Fiz endoscopia em julho e o resultado da biopsia deu "Gastropatia reativa. Metaplasia intestinal completa
3
respostas
Fiz endoscopia em julho e o resultado da biopsia deu "Gastropatia reativa. Metaplasia intestinal completa focal". Fiz nova endoscopia em setembro e o resultado deu "Gastrite crônica discreta com atrofia e metaplasia intestinal completa". Isso significa que o quadro piorou em 2 meses? Isso tem cura?
O quadro não piorou; você necessita fazer um controle periodico da metaplasia.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Concordo com o Dr. João que me precedeu. O quadro não necessariamente piorou. É possível que as duas biopsias tenham atingido áreas um pouco diferentes do estômago. Você tem gastrite atrofica crônica com metaplasia intestinal completa. Esta doença é auto imune e não tem cura. Você já trocou o epitélio do estômago para o epitélio intestinal, mostrando que a produção de ácido está muito baixa ou ausente. Necessita seguimento e endoscopia uma vez por ano.
As biópsias gástricas geralmente são realizadas nas duas porções do estômago,corpo e antro,mas como o órgão é grande,certamente foram realizadas em locais diferentes.Com relação à metaplasia intestinal completa vc pode ficar tranquila,pois é um processo comum que ocorre com todas as pessoas e trata-se do surgimento de células do tipo intestinal no estômago.Apenas a metaplasia intestinal incompleta merece mais atenção e acompanhamento.Com relação à atrofia encontrada em corpo gástrico,vale a pena a completa avaliação para gastrite atrófica com dosagem de anticorpos(anti-célula parietal e anti-fator intrínseco gástrico) e a dosagem de vitamina B 12.O acompanhamento da gastrite atrófica (se confirmada) geralmente é anual.
Especialistas
Fabio Vizeu Medaglia Filho
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral
Brusque
Perguntas relacionadas
- Fiz o exame de Endoscopia e acusou Gastrite Moderada;, na minha alimentação posso comer feijão preto?
- Olá eu tenho gastrite cronica posso usar leite de soja, amêndoa ou aveia?
- Fiz uma endoscopia e deu Gastrite, Esofagite e positivo para H Pylori, tomei somente Inlok para depois fazer o tratamento para H Pylori, tive fortes dores de estomago e fiz outra endoscopia que o resultado foi somente esofagite sem H Pylori, posso ser curada dessa bacteria sem ter tomado os antibióticos…
- Tenho gastrite e esofagite, não consigo dormir direito, estou tomando esomeprazol, posso tomar sonalex melatonina pra ajudar na melhora do sono?
- Olá! Amoxicilina +inzelm tem que tomar junto no mesmo horário? Amoxicilina de 8em8 e inzelm 2x ao dia
- Boa tarde eu sou Allan de são Paulo, eu estou com úlcera no estômago e não sei o que comer e o que não comer me ajudem por favor
- Posso tomar o ciprofloxacino no café da manhã: leite em pó com café + adoçante + pão integral com margarina? Se não, como devo tomar? Pq tenho gastrite.
- Gastrite crônica ativa atrófica tem cura fazendo a dieta certa?
- Quem tem gastrite crônica Ativa atrofica deve tomar vitamina B 12 todos os dias?
- Quem tem gastrite crônica Ativa atrofica pode colocar uma colher pequena de azeite extra virgem na comida?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1643 perguntas sobre Gastrite
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.