fiz endoscopia esto com dificuldades de respira avoz rouca

2 respostas
fiz endoscopia e estou com dificuldade de respirar e com a voz rouca, isso pode estar relacionado com o exame? É comum isso acontecer?
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo

Normalmente após uma Endoscopia há uma completa recuperação.
Uma pequena parte dos pacientes pode ter alguma dor de garganta, isso é algo descrito na Literatura Médica. Mas o habitual é ficar absolutamente normal após o exame.
Mas, como sempre, recomendo que se tiver dúvidas converse com seu(s) medico(s). Eles conhecem seu caso de modo personalizado.

Já que o senhor(a) fala sobre a Endoscopia, exame muito útil, mas ainda cercado de mitos, vou falar um pouquinho sobre ela.
Vou falar, de modo genérico, sobre O QUE é e PARA QUE SERVE a famosa Endoscopia.
Faço isso após meus mais de 30 anos fazendo o exame, bem como para ajudar o senhor(a) e os mais de 1 milhão de pessoas que me leem aqui.

ENDOSCOPIA


Sua pergunta me suscita outras:

-como conseguir que uma Endoscopia seja de alto nível?

-O que é uma Endoscopia, afinal de contas?

- Endoscopia dói?

- E o que é importante em uma Endoscopia? A beleza do local? O número de fotos?

Vamos falar um pouco sobre a famosa Endoscopia. Falarei só sobre o aspecto diagnóstico, pois a Endoscopia pode parar sangramentos, retirar pólipos(tumores geralmente benignos), dilatar áreas estreitadas, etc. Mas falo da parte diagnóstica:

- a Endoscopia é um exame que mostra o interior do esôfago, estomago e duodeno. Usa-se um aparelho fino e flexível, que tem uma câmara na ponta(é o famoso endoscópio). Além de permitir um diagnóstico muito acurado das doenças desses órgãos, é possível também retirar fragmentos(biópsias) de áreas que parecem alteradas. Pode-se também verificar a presença da bactéria Helicibacter pylori (também chamada de H. pylori) que é o maior causador de gastrites e úlceras.

Claro que a análise das imagens vistas pelo médico dependem da experiência e da formação do mesmo.
Um bom Endoscopista consegue avaliar o que está acontecendo no trato digestivo alto com grande precisão e dar um Laudo adequado da situação. Mas para isso é preciso ter formação adequada. E é lógico que quanto mais tempo um Endoscopista tem de experiência maior será sua facilidade em avaliar o que vê.
Para ser um bom Endoscopista é preciso uma formação que inclui Residência Médica em área correlata (por exemplo Gastroenterologia) e depois uma Residência específica em Endoscopia. Daí se chega ao Título de Especialista. Se o Médico quiser mais formação poderá obte-la no Exterior.
É lógico que para conseguir dar um diagnóstico exato é preciso estudar todas as novidades e conhecer em detalhes as doenças digestivas. Um bom Médico estuda sempre.

Sobre a segurança:
se feita com os rígidos protocolos modernos, a Endoscopia é muito segura. Casos mais severos podem acontecer devido aos sedativos usados. Mas praticamente nada acontece com uma Endoscopia "de per si".
Por isso mesmo, nossos pacientes são monitorados clinica e por instrumentos antes, durante e após o exame. E, naturalmente, conhecemos o paciente em detalhe antes do exame.
Por exemplo, é PRECISO saber os medicamentos que o paciente usa, suas alergias e as eventuais doenças que tem.
Se tomarmos as medidas para a máxima segurança os riscos são muito diminuidos. A segurança é muito alta.
Por exemplo: viajo sempre para estudos em muitas partes do mundo e mesmo para minhas queridas Atividades Humanitárias no Sertão. E do ponto de vista estatístico é mais seguro fazer uma Endoscopia do que estar viajando de carro, avião ou Uber...
Então, digo que a segurança é bastante alta e as complicações mais severas são raras

Finalmente: Endoscopia não doi. Não dói nada. Mesmo assim, o exame normalmente é feito sob sedação e anestesia da garganta , que diminui ou abole o reflexo de engasgar. E a sedação diminui muito a ansiedade e permite um exame tranquilo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Especialistas

William Bento Amaral

William Bento Amaral

Gastroenterologista, Endoscopista, Médico clínico geral

Curitiba

Agendar uma visita
Carolina Fischer Cunha

Carolina Fischer Cunha

Gastroenterologista, Médico clínico geral

São Leopoldo

Agendar uma visita
Grazieli Lopes Matta Vendrame

Grazieli Lopes Matta Vendrame

Gastroenterologista

Londrina

Nelson Marfil Filho

Nelson Marfil Filho

Endoscopista

Santos

Juliana Fittipaldi

Juliana Fittipaldi

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Victor Cangussu Teixeira Campos

Victor Cangussu Teixeira Campos

Gastroenterologista, Endoscopista

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 242 perguntas sobre Endoscopia digestiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.