fiz endoscopia esto com dificuldades de respira avoz rouca
2
respostas
fiz endoscopia e estou com dificuldade de respirar e com a voz rouca, isso pode estar relacionado com o exame? É comum isso acontecer?
Normalmente após uma Endoscopia há uma completa recuperação.
Uma pequena parte dos pacientes pode ter alguma dor de garganta, isso é algo descrito na Literatura Médica. Mas o habitual é ficar absolutamente normal após o exame.
Mas, como sempre, recomendo que se tiver dúvidas converse com seu(s) medico(s). Eles conhecem seu caso de modo personalizado.
Já que o senhor(a) fala sobre a Endoscopia, exame muito útil, mas ainda cercado de mitos, vou falar um pouquinho sobre ela.
Vou falar, de modo genérico, sobre O QUE é e PARA QUE SERVE a famosa Endoscopia.
Faço isso após meus mais de 30 anos fazendo o exame, bem como para ajudar o senhor(a) e os mais de 1 milhão de pessoas que me leem aqui.
ENDOSCOPIA
Sua pergunta me suscita outras:
-como conseguir que uma Endoscopia seja de alto nível?
-O que é uma Endoscopia, afinal de contas?
- Endoscopia dói?
- E o que é importante em uma Endoscopia? A beleza do local? O número de fotos?
Vamos falar um pouco sobre a famosa Endoscopia. Falarei só sobre o aspecto diagnóstico, pois a Endoscopia pode parar sangramentos, retirar pólipos(tumores geralmente benignos), dilatar áreas estreitadas, etc. Mas falo da parte diagnóstica:
- a Endoscopia é um exame que mostra o interior do esôfago, estomago e duodeno. Usa-se um aparelho fino e flexível, que tem uma câmara na ponta(é o famoso endoscópio). Além de permitir um diagnóstico muito acurado das doenças desses órgãos, é possível também retirar fragmentos(biópsias) de áreas que parecem alteradas. Pode-se também verificar a presença da bactéria Helicibacter pylori (também chamada de H. pylori) que é o maior causador de gastrites e úlceras.
Claro que a análise das imagens vistas pelo médico dependem da experiência e da formação do mesmo.
Um bom Endoscopista consegue avaliar o que está acontecendo no trato digestivo alto com grande precisão e dar um Laudo adequado da situação. Mas para isso é preciso ter formação adequada. E é lógico que quanto mais tempo um Endoscopista tem de experiência maior será sua facilidade em avaliar o que vê.
Para ser um bom Endoscopista é preciso uma formação que inclui Residência Médica em área correlata (por exemplo Gastroenterologia) e depois uma Residência específica em Endoscopia. Daí se chega ao Título de Especialista. Se o Médico quiser mais formação poderá obte-la no Exterior.
É lógico que para conseguir dar um diagnóstico exato é preciso estudar todas as novidades e conhecer em detalhes as doenças digestivas. Um bom Médico estuda sempre.
Sobre a segurança:
se feita com os rígidos protocolos modernos, a Endoscopia é muito segura. Casos mais severos podem acontecer devido aos sedativos usados. Mas praticamente nada acontece com uma Endoscopia "de per si".
Por isso mesmo, nossos pacientes são monitorados clinica e por instrumentos antes, durante e após o exame. E, naturalmente, conhecemos o paciente em detalhe antes do exame.
Por exemplo, é PRECISO saber os medicamentos que o paciente usa, suas alergias e as eventuais doenças que tem.
Se tomarmos as medidas para a máxima segurança os riscos são muito diminuidos. A segurança é muito alta.
Por exemplo: viajo sempre para estudos em muitas partes do mundo e mesmo para minhas queridas Atividades Humanitárias no Sertão. E do ponto de vista estatístico é mais seguro fazer uma Endoscopia do que estar viajando de carro, avião ou Uber...
Então, digo que a segurança é bastante alta e as complicações mais severas são raras
Finalmente: Endoscopia não doi. Não dói nada. Mesmo assim, o exame normalmente é feito sob sedação e anestesia da garganta , que diminui ou abole o reflexo de engasgar. E a sedação diminui muito a ansiedade e permite um exame tranquilo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.
Especialistas
William Bento Amaral
Gastroenterologista, Endoscopista, Médico clínico geral
Curitiba
Agendar uma visita
Perguntas relacionadas
- Estou no sexto dia de sintomas de chinkungunya , posso realizar endoscopia?
- Fiz endoscopia e deu mucosa espessada no terço distal, sem lesões. O que significa isso?
- Bom dia. Tomei pantoprazol por um período de 3 dias e interrompi o uso. Após 12 dias da interrupção fiz uma endoscopia, o teste de para h. Pilory deu negativo. Pode ser um falso negativo?
- Fiz endoscopia meu nariz não para de sair água e fica meio que ardendo do lado direito e olho dando água sem parar isso é normal
- Eu posso fazer.endoscopia.com a cabeça elevada? Porque com Cabeça baixa meu nariz entope, por causa de sinusite.
- Pacientes que possuem peso inferior a 50kg só fazem Endoscopia no hospital?
- Fiz uma endoscopia e deu gastrite,com 4 dias do exame começou um bolo na garganta, o bolo na garganta persiste já tem 5 meses,fiz exame de tireóide e deu normal . Um bolo com sensação de sufocamento,isso é normal depois de uma endoscopia? O que devo fazer?
- Estou com a garganta inflamada, porém preciso fazer a colonoscopia com urgência. Posso realizar o exame assim mesmo?
- Farei um exame de endoscopia digestiva alta, mas estou nervoso. Qual deve ser a preparação ideal pra este exame?
- Fiz uma endoscopia para investigar queimação e refluxo e recebi o seguinte resultado da Biópisa assim: "DIAGNÓSTICO: Estômago (SOE, fragmentos) : Mucosa de padrão oxíntico de aspecto preservado. Nota: - Pesquisa para "Helicobacter pylori". Negativa. " O que significa esse diagnóstico e o termo…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 242 perguntas sobre Endoscopia digestiva
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.