Fiz implante de marcapasso a 3 anos. Agora o marcapasso fica dando uns pulos e contraindo o musculo do peito e braço. o que pode ser?
Dr. Alberto Naccarato
Dr. Alberto Naccarato
Cardiologista
Campinas
Estou de acordo com Dr.Roberto Costa

Algumas situações podem ocorrer para que a estimulação de loja de fonte geradora possa estar acontecendo.
O mais comum é o padrão de estimulação unipolar. Contudo são problemas que durante a interrogação do marcapasso e o seu acompanhamento podem ser diagnosticado e muitas vezes tratados. Sugiro retornar no seu estimulista para avaliação e diagnóstico.

Prezada (o), provavelmente se trata de uma falha de comando do marcapasso e/ou do CDI previamente implantados.
Procure um cardiologista com especialização em Eletrfisiologia e estimulação artificial. Ele terá facilidade em detectar de forma não -invasiva o que está causando os sintomas e o caminho para corrigir, ou ajustar os parâmetros do aparelho, se for necessário.

Dr. Roberto Costa
Dr. Roberto Costa
Cirurgião cardiovascular
São Paulo
Seu marca-passo está estimulando outros músculos além do coração, complicação chamada de "estimulação muscular".

Geralmente, essa estimulação indevida acontece quando o marca-passo está programado para emitir mais energia do que deveria. A eletricidade excedente acaba "transbordando" para outros tecidos; e, se for para um tecido muscular, o músculo se contrai. Tratar é simples: reprograme o marca-passo. Além de eliminar o desconforto, seu aparelho deixará de desperdiçar energia e durará mais tempo.

Mas há outro fator que pode causar a estimulação muscular: um escape de energia por falha no isolamento elétrico do sistema implantado. Pode ser uma ligação frouxa entre o marca-passo e os cabos-eletrodos; ou uma ruptura do revestimento isolante de um cabo-eletrodo. Falhas como essas, infelizmente, são corrigidas somente por cirurgia. Conexões frouxas devem ser apertadas. Já eletrodos danificados devem ser substituídos por novos.

Vá ao médico especializado em marca-passo o antes possível.

O que está ocorrendo denomina-se estimulação de loja do marcapasso. Acontece quando há liberação de energia eletrica na loja, gerando contração da musculatura peitoral adjacente, e às vezes do ombro e braço inclusive. Não se trata de uma urgência médica ou falha de funcionamento do marcapasso. A programaçao do dispositivo deve ser revista sim pelo estimulista ou arritmologista, assim que possivel, e o problema será resolvido com algumas alterações nessa programação.

Especialistas em Avaliação de marcapasso

Cartlos Eduardo Vilhena Favaro

Cartlos Eduardo Vilhena Favaro

Cardiologista

Santo André

Amira Rose Costa Medeiros

Amira Rose Costa Medeiros

Cardiologista

João Pessoa

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Renata Pereira Mauro

Renata Pereira Mauro

Cardiologista

Vinhedo

Antonio Carlos Camargo Da Rosa

Antonio Carlos Camargo Da Rosa

Cardiologista

Francisco Beltrão

Rachel Vilela de Abreu

Rachel Vilela de Abreu

Cardiologista

São Luís

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 14 perguntas sobre Avaliação de marcapasso

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.