Fiz laqueadura a 7 anos e agora estou gravida de 5 meses, tem algum exame para descobrir se foi realmente

2 respostas
Fiz laqueadura a 7 anos e agora estou gravida de 5 meses, tem algum exame para descobrir se foi realmente feito a laqueadura?
Dr. Roberto Buenfil de Faria
Ginecologista
São Paulo
Se for Parto cesárea durante o procedimento o médico poderá ver se foi feita a Ligadura Tubárea e se houve uma reanastomose da tuba uterina.
Se for Parto normal após o puerpério poderá ser solicitado um exame de Histerossalpingografia para verificar se as trompas uterinas estão pérvias (permeáveis) ou não.
Converse com seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Não existe método 100 % seguro. A laqueadura tubárea também falha com um risco de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano. Isso geralmente é explicado a paciente durante o planejamento familiar.
Se você foi passar por um parto cesárea, o lado que foi recanalizado poderá ser verificado e a laqueadura tubárea refeita.
Se você for realizar um parto normal, converse com o seu médico para realizar um novo procedimento de laqueadura no puerpério (após 2 meses). É sabido que se você está grávida a trompa está pérvia. O exame de histerosalpingografia é uma exame invasivo, doloroso, que utiliza contraste e serve para verificar a permeabilidade de uma ou das duas trompas. É um exame dispensável se você for realizar uma nova laqueadura. Não pode ser realizado durante a gravidez!

Especialistas

Raimundo Jovita

Raimundo Jovita

Ginecologista, Mastologista

Imperatriz

Agendar uma visita
Marcos Dib

Marcos Dib

Ginecologista

Brasília

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 309 perguntas sobre Salpingoplastia inclusive reimplantação tubaria
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.