Fiz o ECG o resultado foi taquicardia sinusal , e possível isquemia subendocardica inferior. Isso significa

3 respostas
Fiz o ECG o resultado foi taquicardia sinusal , e possível isquemia subendocardica inferior. Isso significa algum problema cardíaco ou não ?
Taquicardia sinusal não significa patologia cardíaca, mesmo porque um, a febre ou mesmo uma gestante pode apresentar taquicardia sinusal, sem necessariamente possuir doença do coração, refletindo apenas uma síndrome hipercinética. Contudo, a hipótese de uma isquemia subepicárdica pode ter um significado importante, com grande probabilidade de uma doença coronária e deve ser investigda através de um teste ergométrico, um Holter 24 ou 48 horas e até uma cintilografia miocárdica em caso de necessidade de maior esclarecimento. O paciente deve ser avaliado com muito critério, principalmente se apresentar fatores de risco para doença coronariana, quais sejam: tabagismo, obesidade, sedentarismo, diabetes mellitus, hipertensão arterial, ...

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A presença de taquicardia sinusal não quer dizer que você possua algum problema cardíaco. Significa somente que sua frequência cardíaca está acima de 100 batimentos por minuto. Existem diversas causas de taquicardia sinusal, desde benignas até alterações cardíacas, por isso a importância de uma avaliação para determinar o motivo desta alteração.
A presença de isquemia subendocárdica no ECG de repouso é uma alteração infrequente que necessita uma avaliação mais cuidadosa. Primeiro: existe mesmo essa alteração no ECG? É comum laudos de isquemia no ECG sem necessariamente apresentar essa alteração. Se houver mesmo essa alteração é importante uma investigação mais detalhada (ex: teste rgométrico e ecocardio) para melhor compreensão.
Bom dia!
Dito: Taquicardia Sinusal e Isquemia Subendocárdica.
Aconselho antes de mais nada, a realização de outro ECG em um outro Serviço, pois pode se tratar apenas de uma questão de interpretação e não de erro.
Dependendo da frequência cardíaca verificada, pode-se ter a falsa impressão desta citada isquemia, portanto, vamos "começar do começo", e em seguida procure um Cardiologista, que baseando em diversos outros dados, conduzirá o caso, com embasamento.
Muita Paz!

Especialistas

Thiago Arthur Oliveira Machado

Thiago Arthur Oliveira Machado

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita
Daniel Petlik

Daniel Petlik

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Leandro Feital

Leandro Feital

Cardiologista

Duque de Caxias

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 623 perguntas sobre ECG (eletrocardiograma)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.