Fiz rinosseptoplastia e ganhei infeccao no septo, o qual desapareceu na totalidade... Sinto me triste

3 respostas
Fiz rinosseptoplastia e ganhei infeccao no septo, o qual desapareceu na totalidade... Sinto me triste e desconfiada, porque nao se trata de perfuracao, fiquei sem septo.o cirurgiao disse que nao há solucao, mas nao queria ficar assim....dá para reconstruir?!obrigada
A avaliação da possibilidade de reparação, sem avaliação precisa do quadro é bastante difícil. O que posso adiantar é que a cirurgia para reconstrução de perfuração septal demanda conhecimento profundo da anatomia e das técnicas, e varia muito de acordo com o local da perfuração e seu tamanho. Em muitos casos a possibilidade de reconstrução completa é muito difícil e a possibilidade de se piorar ainda mais o desconforto nasal pode existir.
Procure seu otorrinolaringologista e discuta c ele as possibilidades de abordagem e os pros e contras de cada possivel cenário seja ele cirurgico ou de apenas "manter como esta"
Espero ter ajudado

A possibilidade de reconstruir existe sim , depende do tamanho da perfura;ao , entretanto algiumas tecnicas tem tido excelentes resultados .
Boa tarde:

1- Sempre que h[a infecção em local de cartilagens que não teve boa evolução, ou seja não foi debelada adequadamente, pode causar reabsorção das mesmas, em maior ou menor grau.
2-Quando o problema é no septo nasal, alguns sinais acompanham o problema, como dor de moderada-grande intensidade, súbita dificuldade para respirar, odor fétido, saída de secreção purulenta
3-Se após o início da infecção, não houve resposta adequada com uso de antibióticos específicos para isso, pode ser necessária a drenagem de abscesso. Sempre tendo em vista que mesmo depois de tudo isso, pode haver reabsorção da cartilagem mesmo assim
4-Dependendo do grau de reabsorção que houve, se foi somente o septo, se foi também de alguma parte das cartilagens laterais superiores ou inferiores, qual parte do septo foi reabsorvida, haverá a necessidade de reconstrução dessas estruturas.
5- O melhor material para reconstrução é a cartilagem da costela, pela facilidade de obtenção, grande quantidade de material disponível
6- Já que você disse que seu septo não está perfurado há uma chance maior da reconstrução dar certo.
7- Para fazer tudo isso seria necessária uma rinoplastia
8- Mas somente seria feita a cirurgia caso haja uma deformidade secundária ao ocorrido, ou se claramente não há nenhuma sustentação do nariz devido ao defeito criado pela reabsorção do septo