Fiz tireoidectomia total faz 1 mês, posso comer camarao? Próximo mês vou começar a dieta pra iodoter

3 respostas
Fiz tireoidectomia total faz 1 mês, posso comer camarao? Próximo mês vou começar a dieta pra iodoterapia
Geralmente, após um mês de cirurgia de tireoide, não há contra-indicações para alimentos de uma maneira geral, no entanto estou entendendo que sua dúvida se refere a restrição de alimentos para o tratamento com Iodo Radioativo (Iodoterapia). Normalmente, com a primeira consulta com o Médico Nuclear, o médico que irá conduzir o tratamento com iodo, todas as orientações com relação a eventuais restrições alimentares e o tempo que essa restrição deve ser feita são dadas. É muito importante que você converse com os médicos responsáveis pelo seu tratamento para que todas as dúvidas sejam sanadas.

Olá.
Essa é uma dúvida muito comum em pacientes pós tireoidectomia total.
Como não a conheço, nem acompanhei o pós operatório. Vou dizer, de uma maneira geral, como costumo orientar, certo?
Evitar mariscos (com exoesqueleto, como camarao, caranguejo) no pós operatório, até 30 dias. Existe estudo que mostra retardamento significativo na cicatrização do camundongo que ingeriu camarão. Após os trinta dias, considerando procedimento sem intercorrências, eu libero todo tipo de comida e oriento seguir a risca a dieta que o médico nuclear irá passar para preparar o corpo para tratamento com iodo radioativo. :)
Em geral a Medicina Nuclear te fornece uma planilha com as restrições alimentares e
data de início da restrição. Oriento conversar com seus médicos para tirar estas dúvidas.