Fiz transplante de medula há 7 anos, atualmente me encontro bem e tenho uma vida boa. Faço uso do Comp

2 respostas
Fiz transplante de medula há 7 anos, atualmente me encontro bem e tenho uma vida boa. Faço uso do Complexo B e gostaria de saber se mesmo com o Fanconi, eu posso fazer uso do CobaVital ou qual medicação seria mais adequada para engordar sem que isso afete a o Fanconi e o transplante
Que bom saber que você está bem após o transplante! Sobre o CobaVital, ele não tem estudos de segurança para quem tem Fanconi ou para pacientes submetidos a transplante. O ganho de peso pode ser feito de forma segura com acompanhamento do hematologista e nutricionista, que ajudam a ajustar a alimentação sem risco pro transplante e avaliam se não há outra causa para o baixo peso (como absorção intestinal, hormônios, outras vitaminas).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sua preocupação é muito pertinente, já que a **Anemia de Fanconi (AF)** e o histórico de **Transplante de Medula Óssea (TMO)** exigem cautela com qualquer medicamento que afete o metabolismo ou a medula.

O **Cobavital** é uma combinação de Ciproeptadina (um estimulante de apetite) e Cobamamida (uma forma de Vitamina B12).

1. **Uso do Cobavital:** Não há evidências que contraindiquem formalmente o Cobavital após 7 anos de TMO bem-sucedido para Anemia de Fanconi, pois ele **não é um anabolizante hormonal** nem um quimioterápico. A Ciproeptadina atua no apetite. Contudo, seu uso deve ter **avaliação e acompanhamento do seu hematologista** ou oncologista.

2. **Risco na Anemia de Fanconi:** Embora o TMO tenha corrigido a falência medular, pacientes com AF têm um **risco aumentado e vitalício de desenvolver tumores sólidos e cânceres hematológicos secundários**. Por isso, o uso de qualquer agente que estimule o crescimento celular, mesmo que indiretamente, deve ser abordado com extrema cautela e somente com o aval de seu médico.

3. **Abordagem Mais Adequada para Engordar:** A forma mais segura e recomendada para ganhar peso após o TMO é por meio do **suporte nutricional especializado**.

A medicação mais adequada é **nenhuma**. O melhor "medicamento" para engordar é uma **dieta hipercalórica e hiperproteica** estruturada por um **nutricionista** que tenha experiência em pacientes pós-TMO e Anemia de Fanconi.

Especialistas

Daiane Santos

Daiane Santos

Médico clínico geral

Assis

Natalia Carolina Franchini

Natalia Carolina Franchini

Médico clínico geral, Generalista

São José Dos Pinhais

Rafael De Castro Hendges

Rafael De Castro Hendges

Médico clínico geral

Santo André

Ester Peres De Freitas Rolim

Ester Peres De Freitas Rolim

Médico clínico geral

Santana de Parnaíba

Ivan Assis

Ivan Assis

Médico clínico geral

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Anemia De Fanconi
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.