Fiz uma amigdalectomia e desde então tenho sentido problemas psicológicos como sentimento de culpa

3 respostas
Fiz uma amigdalectomia e desde então tenho sentido problemas psicológicos como sentimento de culpa por ter tirado, depressão e algumas infecções mais frequentes como laringite. Posso estimular o crescimento delas de novo ou reimplantar uma parte de outra pessoa como um irmão meu? Estou muito mal
Boa tarde. Se a amidalectomia foi total, não há como fazer um transplante. Pode haver complicações no pós-operatório e é bom você retornar ao seu médico para avaliar se há alguma. Se tudo estiver bem, é interessante avaliar com um psicólogo/psiquiatra seus sintomas e se há necessidade de algum tratamento. Desejo melhoras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Amigdalectomia é irreversível, porém quando bem indicada é um procedimento importante, porque amígdalas frequentemente infeccionadas trazem riscos à sua saúde.

Se você se sente culpado(a) por isto, deve procurar um psiquiatra, porque sentir-se culpado(a) por ter feito uma amigdalectomia me parece bastante desproporcional à gravidade do procedimento a que você se submeteu. Explico: perder amígdalas não costuma ter consequências sérias para a vida das pessoas, diferentemente, por exemplo, de uma mulher que se submete à retirada de um útero ou de suas mamas ou de um homem que se submete a uma vasectomia. Mas é lógico que seu sentimento deve ser respeitado, porque cada um tem seus valores e nada mais claro para um psiquiatra que a vida emocional das pessoas e seus sofrimentos devem ser valorizados. Mas, possivelmente um(a) psiquiatra vai poder ajudá-lo a superar este problema, seja com medicação e psicoterapia ou somente com psicoterapia, que ele mesmo fará ou indicará um(a) profissional.
Dra. Luciana Furini
Psiquiatra
São José dos Campos
Numa amigdalectomia total o procedimento é irreversível, mas se você fez certamente havia uma indicação. Acredito que acompanhamento psicológico seja fundamental para alívio do seu sofrimento, talvez tentar compreender o que representou essa cirurgia para você e porque agora a culpa e angústia.
Avaliação com psiquiatra também seria importante.
Atenciosamente.

Especialistas

José Dantas

José Dantas

Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Carlos Maibashi

Carlos Maibashi

Otorrino, Médico do sono

Campinas

Mariana Barroso Scaldini

Mariana Barroso Scaldini

Otorrino

Barbacena

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 466 perguntas sobre Amigdalectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.