Fiz uma apicectomia do 1°molar superior,porém o dr. disse não haver nenhuma infecção na raíz.Desceu

4 respostas
Fiz uma apicectomia do 1°molar superior,porém o dr. disse não haver nenhuma infecção na raíz.Desceu pús do seio nasal.Após um mês da cirurgua ainda forma um abcesso bem acima da raiz,sempre a tarde.De manhã volta ao normal.Os dentistas não sabem me dizer o que pode ser.Teria ligação com sinusite?
Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá! Pelo quadro descrito somente fica difícil darmos alguma opinião. Caso ainda não tenha realizado, sugiro uma tomografia da região.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. André Fonoff
Dentista
São Paulo
A causa mais provável do abscesso descrito é infecção em alguma das seguintes estruturas:

- Seio maxilar
Se houver, simultaneamente, infecção no seio maxilar (sinusite) e também comunicação do seio maxilar com a área operada, pode estar ocorrendo drenagem da secreção do seio para a área da cirurgia.

- Dente operado
Considerando que a modalidade cirúrgica eleita tenha sido a mais indicada para o caso e que a técnica tenha sido bem realizada, poderia haver trinca ou fratura não identificada em alguma raiz deste molar, a qual poderia estar alimentando o edema.

- Outro dente
Com menor frequência, abscessos ou fístulas podem se manifestar na mucosa de algum dente próximo ao dente causador do abscesso e não exatamente na mucosa do dente infectado propriamente dito.

Cabe investigação detalhada.
Dr. Daniel Roberto De Assis
Dentista, Terapeuta complementar
Americana
Se não é do canal pode ser do seio maxilar. Procure um médico otorrino para avaliar, e caso necessário cirurgia procure um buco maxilo.
Existe grande incidência de quarto canal em primeiro molar superior e o mesmo sem microscopia muitas vezes não é localizado. A apicectomia só é eficiente desde que seja removido todo tecido pulpar de acordo com a anatomia de cada dente, ou seja, não adianta fazer apicectomia se o tratamento endodôntico estiver falho, pois continuará havendo um processo inflamatório causado pelo tecido que Não faz parte da biologia normal do nosso corpo como bactérias, raspas de dentina tecido pulpar necrótico dentre outros. É necessário uma tomografia da região para avaliar uma possível comunicação buco sinusal ou outras situações que esteja provocando a fístula.

Especialistas

Adriana Salles

Adriana Salles

Otorrino

Salvador

Paula Bhering de Oliveira

Paula Bhering de Oliveira

Otorrino

Brasília

Ivan Mendes Ribeiro Neto

Ivan Mendes Ribeiro Neto

Pneumologista

Aracaju

Cassia Gobara e Faria

Cassia Gobara e Faria

Alergista

Petrópolis

Katia de Mello Portinho

Katia de Mello Portinho

Otorrino

Vila Velha

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 604 perguntas sobre Sinusite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.