Fiz uma biópsia de 12 fragmentos da próstata e em deles foi detectado um Adenocarcinoma acinar com
4
respostas
Fiz uma biópsia de 12 fragmentos da próstata e em deles foi detectado um Adenocarcinoma acinar com Gleason 3+3=6 que compromete 20 % do fragmento. Infiltração peridural não identificada. Esse quadro é indicativo para uma prostatectomia Radical?
Sim! Outra opção é a radioterapia ! São as 2 formas de tratar com a finalidade de cura! Sou mais adepto da prostatectomia radical no Brasil! Temos a técnica por vídeo e robótica já disponível em nosso meio! Att Ricardo Ferro
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Para tal decisão deve se levar em conta a sua idade , valor de psa . Quando a intenção é curativa pode ser realizada a cirurgia ou radioterapia
Concordo com o Dr Kleiton Yamaçake. Para tomar qualquer decisão, devemos analisar vários fatores, incluindo idade, presença de alguma outra doença (doença do coração, doença pulmonar), se já foi submetido a alguma cirurgia prévia, nível de PSA, o toque prostático.
Também podem ser necessários outros exames complementares para a tomada de decisão.
Uma vez que preencha os critérios para o tratamento com objetivo de cura, existe a prostatectomia e a radioterapia que pode ser indicada conforme a avaliação do caso.
Procure o seu urologista, essas dúvidas são muito relevantes.
Atenciosamente,
Também podem ser necessários outros exames complementares para a tomada de decisão.
Uma vez que preencha os critérios para o tratamento com objetivo de cura, existe a prostatectomia e a radioterapia que pode ser indicada conforme a avaliação do caso.
Procure o seu urologista, essas dúvidas são muito relevantes.
Atenciosamente,
Em sua pergunta não esta claro o numero de fragmentos acometidos, inflrmação que pode influenciar na escolha do possível tratamento. Entretanto, o quadro indica uma doença de baixo risco de crescimento e disseminação.
Neste caso, a prostatectomia ou a radioterapia são os tratamentos clássicos. Contudo, em algumas situações a doença pode apenas ser acompanhada (protocolo conhecido como vigilância ativa).
Consulte um especialista entender um pouco mais.
Atenciosamente.
Dr. Bruno Benigno
Neste caso, a prostatectomia ou a radioterapia são os tratamentos clássicos. Contudo, em algumas situações a doença pode apenas ser acompanhada (protocolo conhecido como vigilância ativa).
Consulte um especialista entender um pouco mais.
Atenciosamente.
Dr. Bruno Benigno
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Passei por uma prostatectomia recentemente e meu escroto está inchado, é normal que isso ocorra na primeira semana após a cirurgia?
- Meu marido a 18 meses retirou radical a próstata , o exame do PSA tem aumentado, 0,21. Qdo fez o exame tinha feito atividade física no dia anterior e estava sem jejum. Isto pode ter alteração? Deve refazer o exame?
- É normal que ao final da cirurgia de próstata a laser o paciente vá para UTI ou so vai se ouve complicação durante a mesma?
- Boa tarde! Tenho 35 anos e o resultado do PSA total deu 4,97 ng/mL e o PSA Livre/-PSA Total deu 12,1%. Fiz o exame com cerca de 36 horas de abstinência sexual. Já fiz um novo exame de PSA, mas ainda não saiu o resultado. Existem relatos de pessoas com 35 anos e com PSA acima de 4, é isso não…
- olá, tenho 65 anos e gostaria de saber qual as desvantagens entre a cirurgia de próstata e a radioterapia.
- É normal sentir cheiro forte da urina após 57 dias de prostatectomia radical?
- Meu marido fez a retirada da próstata em outubro de 2022, após 45 dias da cirurgia o Psa estava em 0,06. Após 3 meses 0,01 e hoje está em 0,03. Essa variação do PSA é normal? Obrigada!
- Por favor, meu marido com 48 anos fez a prostatectomia radical em 2022 seguido de radioterapia, pois o PSA começou a subir após a retirada da próstata. O menor valor após a radioterapia foi de 0,03. Hoje, julho/2025 o PSA está em 0,12. O médico oncologista disse que até o PSA não alcançar 2,03…
- É normal ter dores 20 dias após a prostatectomia radical?
- Olá, fiz uma cirurgia parcial da próstata e estou com problema de urinar em média de cada uma hora estou urinando e estou com muita sudoração de molhar a cama, esso é normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 94 perguntas sobre Prostatectomia Por Cancer
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.