Prostatectomia por cancer - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em prostatectomia por cancer

Encontre um especialista em Prostatectomia Por Cancer na sua cidade:
Nayguel Campos Almeida

Nayguel Campos Almeida

Cirurgião geral

Aracaju

Carlos Amintas dos Santos Melo

Carlos Amintas dos Santos Melo

Cirurgião geral

Belém

Laertes Pimentel Brasileiro da Costa

Laertes Pimentel Brasileiro da Costa

Cirurgião geral

Vitoria de Santo Antão

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Leonardo Magalhaes Feitosa

Leonardo Magalhaes Feitosa

Cirurgião geral, Médico clínico geral

Sobradinho

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas sobre Prostatectomia por cancer

Nossos especialistas responderam a 27 perguntas sobre Prostatectomia por cancer

Sim podem ser corrigidas numa mesma cirurgia,com a vantagem que se aproveitam as mesmas incisões, tecnologia e custos.
1 respostas

Dr. Thiago Camelo Mourão
Dr. Thiago Camelo Mourão
Oncologista, Urologista
São Paulo
Boa tarde! Na situação em que você coloca, quando após o tratamento primário já foi feito um tratamento de resgate e que, após este, passa a ocorrer uma nova elevação do PSA, é importante que…
2 respostas

Dr. Thiago Camelo Mourão
Dr. Thiago Camelo Mourão
Oncologista, Urologista
São Paulo
Sua pergunta é muito pertinente e, na verdade, tem sido foco de discussão em todos os congressos! O tratamento consagrado quando há metástases é, de fato, a castração (hormonioterapia). A depender…
2 respostas

Especialistas falam sobre Prostatectomia Por Cancer

Consiste na retirada total da próstata e vesículas seminais para tratamento com intenção curativa do câncer de próstata. Pode ser realizada através da cirurgia robótica, laparoscópica ou aberta.

A Prostatectomia Radical é o procedimento cirúrgico indicado para o tratamento do câncer de próstata. Nessa cirurgia, é realizada a retirada da próstata, das vesículas seminais e de gânglios linfáticos para os quais o tumor mais frequentemente se espalha. A Prostatectomia Radical pode ser realizada por via laparoscópica, através de pequenas incisões no abdome, alcançando os mesmos resultados oncológicos da cirurgia convencional, porém permitindo uma recuperação mais rápida no pós-operatório, diminuindo o tempo de internação hospitalar, a dor operatória e a chance de transfusão sanguínea. Em razão da boa experiência com essa técnica, é a minha via de escolha para todos os pacientes.

O tratamento é realizado de acordo com diversos fatores, como a idade do paciente e o estágio do tumor. Pode incluir prostatectomia radical aberta ou robótica (cirurgia com auxílio de robô), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.

Procedimento cirúrgico realizado para retirada de toda a próstata e vesículas seminais. Deve ser indicado para pacientes com neoplasia maligna (câncer de próstata) já confirmado previamente através de biopsia. Pode ser realizado pelas vias: convencional (aberta), video laparoscópica ou ainda assistida por robô (robótica).

O tratamento cirúrgico para o câncer de próstata requer uma internação hospitalar. O tempo de permanência no hospital dependerá das condições pré-operatórias de sua saúde, o estágio de apresentação da doença e a técnica cirúrgica utilizada. Em geral você será internado um dia antes do procedimento e iniciará o jejum 8 horas antes da operação. Não é necessário o preparo intestinal nem mesmo raspagem antecipada dos pelos da região abdominal ou genital. Você deverá seguir as recomendações da equipe anestésica e interromper medicações como anti coagulantes alguns dias antes da cirurgia. A cirurgia pode ser uma opção se você tem condição de saúde adequada para ser submetido ao procedimento.

Bruno Benigno

Oncologista, Urologista

São Paulo

Agendar uma visita

Grande experiência no tratamento de câncer urológica- próstata, rim e testículo. Marque uma consulta.

Tácito Guimarães

Urologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

A prostatectomia radical é a cirurgica para tratamento do câncer de próstata. Atualmente ela pode ser realizada por via aberta, videolaparoscópica ou robótica. Os principais efeitos indesejados que podem surgir após a cirurgia é a impotência sexual e a incontinência urinária.

A prostatectomia radical é a cirurgia indicada para tratamento do câncer de próstata. Consiste na retirda completa da próstata, vesículas seminais e dos gânglios da pelve, quando necessário. Pode ser realizada através de corte na região inferior do abdome, por laparoscopia (pequenos furos na barriga) ou por laparoscopia com auxílio do robô. Todas apresentam resultados semelhantes em relação à continência (controle da urina) e potência sexual. Os procedimentos menos invasivos apresentam a vantagem de menor sangramento, menos dor e recuperação mais rápida. O principal fator para atingir bons resultados é a experiência do cirurgião, independente do tipo de cirurgia. Estou à disposição. Abraço

A Prostatectomia Radical é indicada nos pacientes com câncer de próstata localizado ou localmente avançado. A cirurgia consiste na remoção da próstata inteira junto com sua cápsula e vesículas seminais. A cirurgia é realizada através de uma pequena incisão cirúrgica abaixo do umbigo (corte). Habitualmente, o paciente fica internado 2 ou 3 dias no hospital e retira a sonda vesical em 2 semanas. Possíveis complicações como Incontinência Urinária e Impotência podem ocorrer, embora não sejam frequentes, podendo variar de acordo com cada caso. Atualmente ainda é um dos procedimentos de escolha para tratar e curar o câncer de próstata.

Essa é a modalidade de tratamento cirúrgico do câncer de próstata. Quando bem indicada, tem elevada chances de sucesso. Pode ser realizada via aberta, com um pequeno corte vertical abaixo do umbigo, laparoscópica ou mesmo a mais moderna robótica. Normalmente o tempo de internação varia de dois a quatro dias, sendo necessário usar uma sonda no pós operatório, por sete a quatorze dias. Na maioria dos casos a recuperação da continência urinaria é rápida, e as taxas de disfunção erétil no pós operatório variam dependendo do caso e de características do paciente.

Muitos pacientes são encaminhados para uma segunda opinião perguntando: Doutor devo mesmo fazer cirurgia para tratar o câncer de próstata? A equipe de uro-oncologia opta pelo tratamento cirúrgico levando em conta estado de saúde do paciente (pacientes em que o risco cardíaco muito aumentado podem ser encaminhados para outro tratamento), agressividade do tumor da próstata (características na biópsia, invasão local ou a distância), riscos do tratamento. A cirurgia tem alta taxa de sucesso para tratar o câncer e a evolução da técnica cirúrgica e o uso da laparoscopia robótica melhoraram os resultados funcionais (impotência/ incontinência). Individualizar o tratamento é fundamental.

Uma das modalidades do tratamento do câncer de próstata é a cirurgia , que proporciona grande chance de cura . Atualmente, a cirurgia é feita por videolaparoscopia, através de pequenas incisões, com recuperação mais precoce.

Dedicação a cirurgia minimamente invasiva do câncer de próstata com ênfase no tratamento por videocirurgia (laparoscopia) permitindo dissecção delicada e minuciosa da próstata e, de acordo com a gravidade da doença, podendo preservar a função sexual e de continência, além do benefício funcional e estético da ausência do corte da cirurgia aberta.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Sua detecção precoce pode ser realizada durante os exames de rotina. Segundo a Sociedade Brasilera de Urologia, inicia-se o rastreamento a partir dos 45 anos em homens com algum parente de primeiro grau acometido por esta doença, além de pacientes afrodescendentes. Para a população em geral, 50 anos é a idade recomendada. O acompanhamento inclui avaliação clínica, exames laboratoriais e de imagem. No caso de suspeita de câncer de próstata, uma biopsia é solicitada. O diagnóstico precoce permite a cura ou o controle na grande maioria dos casos.

Rodrigo Dal Moro Amarante

Urologista

São Paulo


A prostatectomia radical é a cirurgia que visa a cura do câncer de próstata, onde é realizada a retirada de toda a próstata, incluindo as vesículas seminais. Pode ser realizada através da cirurgia aberta, cirurgia laparoscópica e cirurgia robótica. Os recentes avanços na tecnologia da cirurgia robótica, dão aos pacientes uma série de boas alternativas que não existiam há dez anos, oferecendo procedimentos minimamente invasivos, com significativas vantagens sobre as cirurgias convencionais como a diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório, diminuição de perdas sanguíneas durante o procedimento, menor tempo de permanência no hospital e retorno mais rápido às suas atividades diárias.

Rafael Ribeiro Meduna

Oncologista, Urologista

Santo André

Agendar uma visita

Nos EUA, 90% das cirurgias de câncer de próstata são realizados por Cirurgia Robótica. O método consiste na utilização de pinças robóticas articuladas, introduzidas atraves de cortes menores do que 1 cm, e que possuem movimentação de 360 graus. Essas pinças são movimentadas pelo robô, o qual replica os movimentos do cirurgião, que as controla através de um console com imagem de alta resolução em três dimensões. Além disso, possibilita diversas outras vantagens.

Quais profissionais realizam Prostatectomia por cancer?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.