Fiz uma cirurgia de pterígio nos olhos faz 8 meses e ainda faço uso de colírios é normal usá-los por

2 respostas
Fiz uma cirurgia de pterígio nos olhos faz 8 meses e ainda faço uso de colírios é normal usá-los por muito tempo? Quanto tempo levá para ficar totalmente recuperando?
Após 8 meses, geralmente já temos uma recuperação completa da cirurgia, sendo necessário apenas uso de colírios de lágrimas artificiais/ lubrificantes. Caso você esteja usando outro tipo de colírio, sugiro agendar com seu médico para uma reavaliação. Mas é importante saber que esse tipo de cirurgia tem um risco de recidiva, ou seja, do pterígio voltar. Então, a melhor conduta realmente é procurar seu médico .

Olá, o tempo de recuperação do pterígio vai depender do tamanho e extensão do pterígio pré-operatório, se ele é recidivado (já foi operado e voltou) e da técnica cirúrgica utilizada. Mesmo considerando todos estes fatores, um tempo de recuperação da grande maioria das cirurgias de pterígio varia entre 15 dias a 60 dias. Após este período, está apenas indicado o uso de colírios lubrificantes e/ou lágrimas artificiais. O uso crônico de outros tipos de colírio, como antibióticos e corticóides não deve ser realizado, pois existe risco de toxicidade coreana, além de chances altas de desenvolver catarata e glaucoma. É muito importante o acompanhamento pós-operatório para que seja avaliada a necessidade ou não de colírios.
Atenciosamente