fiz Uma cirurgia para a retirada de uma obstrução intestinal. 5 meses após fiz outra para a retirada

fiz Uma cirurgia para a retirada de uma obstrução intestinal. 5 meses após fiz outra para a retirada de uma bolsa de colostomia. Fiquei com diástase, já a oito meses e como já tenho 66 anos não quero operar novamente para fechar o músculo. Tem algum problema ficar sem operar? Faço exercícios

3 respostas


Olá, primeiramente é necessário que seja avaliada a dimensão dessa diástase, se os músculos se afastarem numa largura de mais de 3 dedos só será possível o fechamento com intervenção cirúrgica. diástases com 3 dedos ou menos podem reduzir ou até mesmo fechar com exercícios específicos prescritos por um fisioterapeuta pélvico especialista. É completamente contra-indicado exercícios abdominais convencionais para indivíduos com diastase abdominal! Boa recuperação, espero ter ajudado.

Dra. Danielly Fialho Amado

Dra. Danielly Fialho Amado

Fisioterapeuta

Belém do Pará

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Boa tarde , a diastase não é obrigatória operar , a real indicação seria apenas caso voce tenha dor aos esforços. Caso seja assintomatico , pode realizar todas as suas atividades normalmente , sem uma cirurgia .


Olá, tudo bem? Procure um(a) fisioterapeuta especializado em fisioterapia pélvica e/ou Saúde da Mulher, pois um bom programa de exercícios de reeducação respiratória e estimulação a contração dos músculos abdominais, além dos exercícios hipopressivos vão te ajudar muito e você vai se sentir muito bem. procure um fisioterapeuta especializado. Qualquer dúvida, estou à disposição!

Dra. Patrícia Zaidan

Dra. Patrícia Zaidan

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.