Fiz uma embolizacao de mioma ha dois anos. Era um subseroso pediculado de 7 cm e 2 anos depois diminuiu

3 respostas
Fiz uma embolizacao de mioma ha dois anos. Era um subseroso pediculado de 7 cm e 2 anos depois diminuiu para 5 cm. Sera que a cirurgia deu certo, pois faz uns meses que voltei a ter um fluxo grande. O mioma nao deveria ter diminuido mais com a embolizacao?
Olá. Na embolização observamos que o paciente apresenta melhora dos sintomas como dor pélvica, cólicas menstruais e fluxo menstrual. Essa é a intenção principal na indicação da embolização.
Você terá uma redução do tamanho do útero e dos miomas e poderá ter uma redução do efeito de massa e sintomas compressivos. No entanto, esse efeito não é o objetivo principal.
O mioma é um tumor benigno do útero muito frequente, presente em 40 a 80% das mulheres, com risco de malignidade muito baixo. Apenas 20% das pacientes com miomas apresentam algum sintoma e precisam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvica, dor na relação sexual, infertilidade, etc. Os miomas subserosos são aqueles para fora do útero. Eles estão associados mais a sintomas compressivos e dor pélvica. Geralmente eles não provocam tanta irregularidade menstrual.
Você pode se submeter a uma nova embolização ou discutir um tratamento cirúrgico.
Converse com o seu médico.

O efeito da embolização e do análogo do Gnrh podem ter resultados um pouco variados em cada paciente. mas em média reduzem de 20 a 40 %.
A embolização é bem indicada para pacientes que desejam engravidar e tem muitos miomas ao ponto que uma cirurgia de miomectomia danificaria muito o útero.
Se seu mioma era único ou poucos miomas medios, talvez vale a pena conversar sobre a opção cirúrgica, principalmente se não deseja ter filhos.
Converse com seu médico.
Olá, a avaliação pós embolização dos miomas uterinos deve ser feita clinicamente, sendo que em alguns casos há sim a indicação de nova sessão. Em relação ao acompanhamento por imagem (exames), nem sempre as medidas dos miomas são o fator mais importante, e sim como eles se comportam em relação à vascularização após a injeção do contraste.