Fiz uma embolizacao de mioma ha dois anos. Era um subseroso pediculado de 7 cm e 2 anos depois diminuiu

3 respostas
Fiz uma embolizacao de mioma ha dois anos. Era um subseroso pediculado de 7 cm e 2 anos depois diminuiu para 5 cm. Sera que a cirurgia deu certo, pois faz uns meses que voltei a ter um fluxo grande. O mioma nao deveria ter diminuido mais com a embolizacao?
Olá. Na embolização observamos que o paciente apresenta melhora dos sintomas como dor pélvica, cólicas menstruais e fluxo menstrual. Essa é a intenção principal na indicação da embolização.
Você terá uma redução do tamanho do útero e dos miomas e poderá ter uma redução do efeito de massa e sintomas compressivos. No entanto, esse efeito não é o objetivo principal.
O mioma é um tumor benigno do útero muito frequente, presente em 40 a 80% das mulheres, com risco de malignidade muito baixo. Apenas 20% das pacientes com miomas apresentam algum sintoma e precisam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvica, dor na relação sexual, infertilidade, etc. Os miomas subserosos são aqueles para fora do útero. Eles estão associados mais a sintomas compressivos e dor pélvica. Geralmente eles não provocam tanta irregularidade menstrual.
Você pode se submeter a uma nova embolização ou discutir um tratamento cirúrgico.
Converse com o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O efeito da embolização e do análogo do Gnrh podem ter resultados um pouco variados em cada paciente. mas em média reduzem de 20 a 40 %.
A embolização é bem indicada para pacientes que desejam engravidar e tem muitos miomas ao ponto que uma cirurgia de miomectomia danificaria muito o útero.
Se seu mioma era único ou poucos miomas medios, talvez vale a pena conversar sobre a opção cirúrgica, principalmente se não deseja ter filhos.
Converse com seu médico.
Olá, a avaliação pós embolização dos miomas uterinos deve ser feita clinicamente, sendo que em alguns casos há sim a indicação de nova sessão. Em relação ao acompanhamento por imagem (exames), nem sempre as medidas dos miomas são o fator mais importante, e sim como eles se comportam em relação à vascularização após a injeção do contraste.

Especialistas

Marlon Monarim

Marlon Monarim

Radiologista, Especialista em diagnóstico por imagem, Angiologista

São Paulo

Agendar uma visita
José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Carlos Jose da Fonseca

Carlos Jose da Fonseca

Ginecologista

Cabo de Santo Agostinho

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 45 perguntas sobre Embolização Uterina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.