Embolização uterina - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em embolização uterina

Encontre um especialista em Embolização Uterina na sua cidade:
Dimitrius Stamoulis

Dimitrius Stamoulis

Radiologista

Patos de Minas

Agendar uma visita
Franciene Maria Gondek Colombo

Franciene Maria Gondek Colombo

Ginecologista, Especialista em medicina estética

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas sobre Embolização uterina

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Embolização uterina

Muito obrigado pela sua pergunta, nesse caso você deve procurar com rapidez o médico que realizou sua cirurgia para que ele possa elucidar melhor seu caso e lhe auxiliar na solução das suas dúvidas.
2 respostas

Idealmente, o certo seria colher os óvulos primeiro, retirar os miomas, e depois fazer a fiv, descongelando os embriões. Não se recomenda embolização em mulher que deseja gravidez( risco de…
3 respostas

Olá. O mioma é um tumor benigno do útero, presente em 40 a 80% das mulheres, com risco de malignidade muito baixo. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e necessitam de…
1 respostas

Especialistas falam sobre Embolização Uterina

A embolização de miomas é um método minimamente invasivo (apenas um furinho na virilha), que visa a interrupção do suprimento sanguíneo dos miomas, através da injeção de micro esferas, feitas de PVA (plástico cirúrgico), no interior da artéria uterina (vasos que irrigam o útero e os miomas). Este procedimento pode ser bastante interessante em algumas situações, especialmente em pacientes com sintomas e que a redução do volume dos miomas é fundamental para a preservação do órgão e da fertilidade. Naturalmente as pacientes precisam passar por uma avaliação e pela realização de exames específicos, a fim de definir se o caso em questão é possível de ser feito por essa técnica.

Fabio Andre Pacheco De Souza

Angiologista, Cirurgião vascular

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A embolização de miomas uterinos consiste na injeção de micropartículas embolizantes que diminuem o fluxo sanguíneo nestes nódulos, condicionando redução nas suas dimensões e consequente alívio ou remissão dos sintomas. Trata-se de alternativa ao tratamento tradicional com medicações ou a cirurgia de retirada dos miomas (miomectomias) ou do útero (histerectomia). Através de orifício em artéria na virilha, sob visão em aparelhos de raio-x, o radiologista intervencionista “navega” até os pequenos vasos nutridores dos miomas, liberandos as micropartículas embolizantes. O procedimento é realizado sob anestesia, tendo a paciente alta sem cortes ou cicatrizes.

Embolização de mioma é uma técnica minimamente invasiva de tratamento realizada por cateterismo dos vasos que nutrem o mioma e consequente oclusão destes com material específico. É um procedimento que têm como objetivo melhorar os sintomas clínicos e reduzir o tamanho dos miomas. Pode ser realizado em mulheres que não desejam a retirada do útero. Importante salientar que os mioma reduzem de tamanho mas não totalmente, podendo após o procedimento ainda serem visualizados por exame de ultrassonografia. A decisão por este tratamento envolve obrigatoriamente uma avaliação ginecológica e do médico vascular intervencionista.

Marcos De Lorenzo Messina

Ginecologista

São Paulo

Quais profissionais realizam Embolização uterina?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.