Fiz uma laparotomia para tratamento de lesão arterial (Aorta) no dia 27/08 hoje está completando dois

2 respostas
Fiz uma laparotomia para tratamento de lesão arterial (Aorta) no dia 27/08 hoje está completando dois meses, gostaria de saber se já posso andar de moto?
Boa tarde.

Você passou por uma cirurgia de grande porte - com trauma vascular importante - onde possivelmente foi necessária transfusão de sangue, observação em UTI bem como alguns dias de internação.
Nada melhor que seu médico - que o acompanha desde então - para liberá lo para tais atividades.
Consulte seu médico e veja sua opinião.

Boa tarde
Fora eu seu cirurgião assistente eu lhe recomendaria não andar de moto ou mesmo realizar qualquer atividade que de um momento para outro tivesse que realizar esforço brusco. Motivos (considerando que a cirurgia foi aberta): a cicatrização da ferida da parede abdominal, mesmo que com um bom aspecto atual, leva até seis meses para maturação (adquirir resistência) completa. Esforços bruscos, mesmo que momentâneos, podem resultar em hérnias na incisão. Segundo, ainda que a sutura da prótese na aorta seja, habitualmente, firme, o tecido da aorta pode ser frágil em alguns casos e tudo que aumenta a velocidade do sangue (batimentos cardíacos rápidos) pode criar tensão sobre a linha de sutura.