Fiz uma reconstrucão de ligamento cruzado a 10 anos atras e voltei a praticar esporte normalmete, acho

4 respostas
Fiz uma reconstrucão de ligamento cruzado a 10 anos atras e voltei a praticar esporte normalmete, acho que rompeu de novo, o procedimento a ser feito vai ser o mesmo da 1º reconstrução? Tambem quero saber se vou poder voltar a praticar esporte?
Precisa ser refeito o ligamento mas temos técnicas mais modernas hoje.
Precisa avaliar os tuneis feitos pra saber da necessidade de enxerto ósseo ou não.
Procure sempre medico membro da sbcj

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As técnicas e implantes mudaram muito nesses dez últimos anos. A cirurgia, se usados os novos procedimentos, será diferente do primeiro procedimento.
A primeira coisa a definir foi se a ruptura atual e decorrentes de um novo trauma ou algo relacionado a cirurgia prévia ( lesões associadas ou desvio de eixo do membro inferior ou erro de posicionamento do ligamento anterior ). Definido isso pode se optar por o enxerto do quadriceps , flexões , tendão patelar ou enxerto de doador ; essas preferência depende da preferência do cirurgião, qual técnica foi usado na primeira cirurgia e se na sua região tem enxerto de banco de transplante .Como há muitas variáveis sugiro que vc procure um cirurgião membro da sociedade brasileira de cirurgia do joelho (SBCJ) para um melhor esclarecimento .
Existem algumas diferenças entre a primeira cirurgia de ligamento cruzado e a cirurgia de revisão, que é feita quando um ligamento já operado rompe novamente. Primeiramente, é preciso determinar se os túneis ossos, que são os furos feitos no osso para passagem e fixação do novo ligamento, foram feitos em uma boa posição e se estão ou não alargados. A partir disso pode-se avaliar a necessidade ou não de retirada dos parafusos da cirurgia prévia e a eventual necessidade de enxerto. Além disso, muda-se o tendão que é usado como enxerto: os mais utilizados são o patelar ou os flexores, de forma que será utilizado o tendão que não foi utilizado primeira cirurgia. Uma pessoa que já rompeu o ligamento uma vez terá maior risco para uma nova lesão, por dois motivos: porque participa de atividades que colocam o joelho em risco e porque posuem uma anatomia que favorece esta lesão. O risco será ainda maior após uma segunda cirurgia. Deve-se ter cuidado redobrado com a reabilitação.

Especialistas

Mohty Domit Filho

Mohty Domit Filho

Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Fabricio Severino

Fabricio Severino

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Ricardo Eduardo França

Ricardo Eduardo França

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Mauricio Camargo Milani

Mauricio Camargo Milani

Ortopedista - traumatologista

São Caetano do Sul

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 862 perguntas sobre Lesões de ligamentos cruzados do joelho
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.