Fiz uma remoção de tartaro em um dente e agora ele está super sensível, já se passou 1 mês e meio e

6 respostas
Fiz uma remoção de tartaro em um dente e agora ele está super sensível, já se passou 1 mês e meio e a sensibilidade ainda continua no dente em que o tartáro foi removido, isso é normal? E tem como acabar com essa sensibilidade?
Boa tarde, o tátaro descalcifica a região afetada podendo o dente ficar sensível a estímulos como frio, quente e doce. O primeiro passo é o uso de cremes dentais específicos e aplicação tópica de flúor. Não resolvendo, usará dessensibilizante em consultório dentário. O próximo passo seria uma restauração na região e se nada conseguir proporcionar conforto, realizar o tratamento endodôntico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! É um prazer receber sua pergunta! Talvez a remoção do tártaro tenha exposto uma região do dente mais sensível, com alguma retração gengival. Sugiro que em primeiro lugar você procure um dentista para saber se realmente é isto que está ocorrendo.
Por enquanto, para aliviar os sintomas, aplique na região um creme dental dessensibilizante. Sugiro que esfregue uma pequena quantidade com um cotonete na região por 60 segundos, duas vezes ao dia. Desejo sucesso para você!
Sugiro agendar uma avaliação para que possamos detectar o problema, conversar a respeito e propor uma solução, temos alguns recursos para tratar este tipo de incômodo
Deve ter retração gengival presente, foi removido o tártaro e a sensibilidade aumentou.
A remoção de tártaro pode trazer uma sensibilidade inicial, mas como já tem um certo tempo, o ideal é marcar uma consulta para identificar a causa. Pode haver desgaste de esmalte, ou mesmo alguma cárie na região. Um rx pode ser necessário nesse caso.
Isso geralmente ocorre porque o tártaro ja causou uma reabsorção óssea e gengival, ou seja. ele esta ocupando um lugar que seria destes tecidos. Ao serem removidos a raiz fica exposta pois não existe mais nada se interpondo entre o meio bucal e o dente. Existem dessensiblizantes que podem ser utilizados mas não é uma garantia de que seja sanado todo o problema. Existem técnicas cirúrgicas de recobrimento de raiz( dependendo do caso), pode também ser feito um pequeno isolamento da região com resina( Uma restauração). Em ultimo caso também há possibilidade de tratamento endodôntico( de canal). Entretanto, é necessário uma avaliação para determinar qual seria a melhor opção.

Especialistas

Greice Gomes de Souza Quaresma

Greice Gomes de Souza Quaresma

Dentista

Embu-Guaçu

Erika Ferreira Cassini Amaral

Erika Ferreira Cassini Amaral

Dentista

Cabo Frio

Isadora Marcon

Isadora Marcon

Odontopediatra

Andradas

Myleni Saúgo

Myleni Saúgo

Odontopediatra

Maringá

Letícia F. Pereira

Letícia F. Pereira

Dentista

Rio de Janeiro

Aline Martins

Aline Martins

Dentista

Itajubá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 290 perguntas sobre Cárie dentária
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.