Fiz uma traquelectomia em abril e qdo fui fazer o preventivo 6 meses depois a ginecologista não conseguiu

2 respostas
Fiz uma traquelectomia em abril e qdo fui fazer o preventivo 6 meses depois a ginecologista não conseguiu localiza o orifício do colo do utero. Ela pediu para que eu voltasse la menstruada para que ela veja por onde sai e assim localize o colo. Isso é comum pós traquelectomia? Vou poder engravidar?
Olá. A distorção do colo uterino é mais comum no cone a frio do que na cirurgia de alta frequência. Essa dificuldade na visualização do colo uterino pode gerar um problema no seguimento da lesão de alto grau que motivou a realização da sua cirurgia. Quando se tem essa distorção do colo uterino, a junção escamo-coluna não é visualizada dificultando a realização da colposcopia.
Algumas mulheres que evoluem para estenose ou estreitamento do orifício externo do colo uterino podem ter aumento das cólicas menstruais devido a dificuldade na saida do fluxo menstrual.
Existem relatos na literatura de casos de estenose de colo uterino que dificultavam a saída do fluxo menstrual, aumentavam o fluxo de menstruação pelas trompas e ocasionava o surgimento de endometriose.
Não necessariamente isso vai dificultar a gravidez. Mas caso você não consiga engravidar essa estenose deverá ser investigada.
A histeroscopia pode ajudar a visualizar o colo uterino.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Após este tipo de cirurgia o colo do útero pode ficar menos proeminente, podendo ser mais difícil sua localização durante exame físico. Assim como o orifício do colo do útero pode desenvolver diferentes graus de estenose (ficar mais fechado do que o habitual) e dificultar sua visualização. Se você menstrua normalmente todos os meses, a dificuldade para visualização não deve interferir no seu desejo de gestação, porém a cirurgia em si tem suas particularidades durante o período gravídico. Um acompanhamento próximo por um profissional capacitado é essencial.

Especialistas

Marcelo Antonini

Marcelo Antonini

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

Agendar uma visita
Gabriela Boufelli de Freitas

Gabriela Boufelli de Freitas

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

Agendar uma visita
Renata Fogaça Campanha

Renata Fogaça Campanha

Ginecologista, Especialista em medicina estética

Campinas

Agendar uma visita
Lucas Ribeiro

Lucas Ribeiro

Endocrinologista, Ginecologista

Lavras

Agendar uma visita
Adriano Wollmann

Adriano Wollmann

Ginecologista

Curitiba

Agendar uma visita
Jean Carlo Nascimento

Jean Carlo Nascimento

Ginecologista

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 500 perguntas sobre Traquelectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.