Fiz uma traquelectomia em abril e qdo fui fazer o preventivo 6 meses depois a ginecologista não conseguiu

2 respostas
Fiz uma traquelectomia em abril e qdo fui fazer o preventivo 6 meses depois a ginecologista não conseguiu localiza o orifício do colo do utero. Ela pediu para que eu voltasse la menstruada para que ela veja por onde sai e assim localize o colo. Isso é comum pós traquelectomia? Vou poder engravidar?
Olá. A distorção do colo uterino é mais comum no cone a frio do que na cirurgia de alta frequência. Essa dificuldade na visualização do colo uterino pode gerar um problema no seguimento da lesão de alto grau que motivou a realização da sua cirurgia. Quando se tem essa distorção do colo uterino, a junção escamo-coluna não é visualizada dificultando a realização da colposcopia.
Algumas mulheres que evoluem para estenose ou estreitamento do orifício externo do colo uterino podem ter aumento das cólicas menstruais devido a dificuldade na saida do fluxo menstrual.
Existem relatos na literatura de casos de estenose de colo uterino que dificultavam a saída do fluxo menstrual, aumentavam o fluxo de menstruação pelas trompas e ocasionava o surgimento de endometriose.
Não necessariamente isso vai dificultar a gravidez. Mas caso você não consiga engravidar essa estenose deverá ser investigada.
A histeroscopia pode ajudar a visualizar o colo uterino.

Após este tipo de cirurgia o colo do útero pode ficar menos proeminente, podendo ser mais difícil sua localização durante exame físico. Assim como o orifício do colo do útero pode desenvolver diferentes graus de estenose (ficar mais fechado do que o habitual) e dificultar sua visualização. Se você menstrua normalmente todos os meses, a dificuldade para visualização não deve interferir no seu desejo de gestação, porém a cirurgia em si tem suas particularidades durante o período gravídico. Um acompanhamento próximo por um profissional capacitado é essencial.