Fiz uma traquelectomia há quase quatro anos. Faço acompanhamento com bastante frequência através
3
respostas
Fiz uma traquelectomia há quase quatro anos. Faço acompanhamento com bastante frequência através dos exames de papanicolau e colposcopia. Ainda corro risco de desenvolver nova lesão?
Olá. Apesar de fazer 4 anos da sua conização, o risco de desenvolver uma lesão pelo HPV ainda existe. O seguimento pelo Papanicolaou deverá ser anual. Algumas mulheres podem eliminar o vírus no decorrer do tempo e não terão mais lesões pelo HPV. Se você tem mais de 30 anos, um exame que poderia lhe ajudar seria a captura híbrida. Se este exame vier negativo ou para o grupo de baixo risco, o risco de nova lesão em colo uterino é menor e até o seguimento com Papanicolaou pode ser espaçado para mais de 1 ano. Se o exame vier positivo para o grupo de alto risco, o seguimento deverá ser mantido em períodos curtos.
Converse com o seu médico.
Converse com o seu médico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Critério de cura para follow-up é quando após 5 anos de colposcopia e citopatologia normais, sem exceção.
Pode ter novamente? Os trabalhos mostram que 5 anos após o procedimento com exames normais, não se considera recidiva. O que pode ocorrer é recorrência, caso novo, mas o percentual é menor que 5%. Até porque o HPV para se multplicar necessita de estrogênio, ou seja, células escamosas da camada basal e parabasal para determinarem discariose ( alteração do nucleo das células jovens ).
Pode ter novamente? Os trabalhos mostram que 5 anos após o procedimento com exames normais, não se considera recidiva. O que pode ocorrer é recorrência, caso novo, mas o percentual é menor que 5%. Até porque o HPV para se multplicar necessita de estrogênio, ou seja, células escamosas da camada basal e parabasal para determinarem discariose ( alteração do nucleo das células jovens ).
As lesões podem aparecer independente de ter feito esta cirurgia. Continue fazendo seus exames com frequência.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- fiz traquelectomia parcial dia 24/01 e uma arteria abriu e fiz a sutura da mesma dia 24/01 segui todo o repouso e ainda sigo, sem peso, sem forças sem agachar e 12 dias apos ainda sangro, é aleatorio um dia sai um pouco mais, noutro mais vermelho, noutro mais claro, depois mais escuro e fica alternando,…
- Fiz uma conização a 6 meses atrás e agora estou sentindo dor na relação. Será que o nic pode ter voltado?
- Olá fiz caf a 20 dias e ainda sangro e sinto dores , gostaria de saber se é normal?me falar que e pra ter vida normal , trabalhar e atividades.tive repouso absoluto e ainda me sinto ruim imagine se eu for fazer tudo .quero tirar essa dúvida se possível.
- Tenho uma cirurgia Traquelectomia( CAF) daqui 2 dias ,e menstruei hoje bem pouco, só sujando o papel higiênico. Posso fazer o procedimento?
- Fiz o CAF em Outubro de 2024, o resultado da biópsia foi carcinoma in situ, com margens livres. Em Abril deste ano realizei uma nova Prevenção, e o resultado foi Lesão Intraeptelial Graus II e III. Precisarei fazer o CAF novamente. Não seria mais seguro, realizar a histerectomia, já que houve recidiva…
- Fiz uma traquelectomia total há 7 dias e hoje apresentou ao defecar cocô preto. O wue deve ser? Preciso ir a urgência do hospital?
- Minha menstruação veio já estou no 4 dia mais desde ontem a minha menstruação parou posso fazer o CAF
- Posso fazer histerectomia total estando menstruada ?
- Sou lésbica Fiz a conização tem 15 dias. Posso ter relação com mha parceira sem introduzir??
- Olá, já faz 13 dias que eu fiz uma conização e estou com muito sangramento com coágulos sanguíneos, sinto muitas dores, sinto muita tontura e desmaio, isso é normal
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 512 perguntas sobre Traquelectomia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.