Fiz vários exames do coração e pulmão e todos deram normais, fiz por conta da falta de ar que sinto.

14 respostas
Fiz vários exames do coração e pulmão e todos deram normais, fiz por conta da falta de ar que sinto. Pode ser psicológico?
É possível que a sensação de falta de ar esteja relacionada a fatores psicológicos, como a ansiedade. Muitas vezes, o corpo reage ao estresse emocional manifestando sintomas físicos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Sim, é possível que a sensação de falta de ar que você está experimentando seja de origem psicológica, especialmente se os exames do coração e pulmão não mostraram anormalidades. A falta de ar é um sintoma comum em várias condições psicológicas, principalmente a ansiedade.

Quando ansiosos, muitas pessoas experimentam hiperventilação ou respiração superficial, que pode levar à sensação de falta de ar ou sufocamento. Isso acontece porque a resposta de ansiedade do corpo altera o padrão normal de respiração. Além disso, a preocupação ou o foco na própria respiração, que é comum na ansiedade, pode intensificar a sensação de falta de ar.

Outras condições psicológicas, como o transtorno de pânico, também podem causar sintomas respiratórios semelhantes. Durante um ataque de pânico, por exemplo, a falta de ar é um sintoma muito comum.

É importante continuar trabalhando com profissionais de saúde para descartar quaisquer outras causas médicas para seus sintomas. Se a origem for determinada como psicológica, um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar a tratar a causa subjacente, seja ela ansiedade, estresse ou outra condição. Técnicas encontradas na psicoterapia, relaxamento, e técnicas de respiração podem ser eficazes para gerenciar e reduzir esses sintomas.
Olá! Lamento que esteja passando por essa dificuldade. Muitas pessoas passam por essa situação, na qual a respiração parece "falhar", mas não há um problema de origem biológica. Esse tipo de sensação ocorre quando há uma emoção com grande intensidade, especialmente ansiedade. Essa emoção afeta nosso corpo de diversas maneiras, incluindo o ritmo e a profundidade das inspirações e respirações, muitas vezes dando a sensação de "faltar ar". Curiosamente, quando estamos ansiosos, é comum ficarmos excessivamente focados em sinais de desconforto no nosso corpo, fazendo com que a sensação de falta de ar pareça ainda mais intensa e grave do que é. Para lidar com esse tipo de desconforto, o indicado é buscar atendimento psicológico para uma avaliação mais específica do seu caso e, então, iniciar o tratamento mais indicado. Nos casos em que se confirma excessiva ansiedade, a psicoterapia pode ajudar a lidar com os pensamentos e comportamentos mais associados à emoção, bem como desenvolver novas habilidades para regular a emoção e exercícios focados exclusivamente na respiração. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Olá, boa tarde. Não só é possível, como é muito comum que problemas psicológicos não tratados acabem gerando consequências físicas. Essa é uma forma que encontramos inconscientemente de lidarmos com aquilo que está causando problemas e não está sendo olhado e tratado adequadamente, é uma forma que encontramos de "chamar a atenção" de nós mesmos, de fazermos a gente perceber que tem alguma coisa que não vai bem conosco. Quando algo dessa natureza está ocorrendo, o mais indicado é buscar por acompanhamento com um profissional da psicologia, pois ao longo do tratamento pode ser realizado uma investigação para se entender o que pode estar havendo que está gerando os sintomas físicos percebidos. Eu lamento que isso esteja ocorrendo, e espero que a minha resposta tenha o ajudado em alguma medida. Caso você sinta que o atendimento psicológico pode te ajudar de alguma maneira, me coloco a disposição pra conversarmos melhor sobre o assunto. Um abraço, e lhe desejo boa sorte (:
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Que bom que você realizou exames clínicos e foi descartado acometimento cardiopulmonar. E sim, pode ter origem emocional. Seria interessante realizar psicodiagnostico para melhor compreensão desses sintomas.
Sim. Inclusive muitas pessoas fazem psicoterapia por indicações de cardiologista, fisio, entre outros. Primeiro descarta-se causas físicas com exames, como você fez. Sendo psicossomático, indica-se a terapia para você entrar em contato com o corpo, sentimentos, pensamentos. Assim ir entendendo e expressando-os de forma saudável. Os sintomas são uma expressão do seu inconsciente.
A falta de ar que você está enfrentando, especialmente após exames cardíacos e pulmonares normais, pode estar relacionada a fatores psicológicos, como ansiedade ou estresse. A ausência de anormalidades nos exames sugere que suas funções cardíacas e pulmonares estão normais, indicando a possibilidade de uma origem emocional para os sintomas. Recomenda-se buscar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para explorar essas causas psicológicas e desenvolver estratégias para lidar com o estresse. Além disso, práticas de autocuidado, como técnicas de relaxamento e exercícios regulares, podem ser úteis para melhorar a saúde mental e reduzir os sintomas de falta de ar.
Olá! Muitas das vezes em que os diagnósticos não são evidenciados nos exames se trata sim de sintomas psicológicos. Nossa mente e corpo estão conectados, logo o que impacta dentro da sua saúde mental, pode afetar você a níveis biológicos e fisiológicos, desde seu funcionamento como um todo, até sintomas que afetam sua atenção, vontade, apetite etc. Qualquer coisa, estou por aqui! Abraços, se cuida!
Olá, que bom que já descartou causas físicas do seu sintoma. Seria indicado, nesse momento, marcar uma consulta com uma psicóloga da sua confiança para investigar se o que você está passando não seria uma crise de ansiedade.

O processo de psicoterapia vai te ajudar a ter mais consciência dos seus sentimentos e percepções e isso tende a fazer com que os sintomas de ansiedade sejam melhor manejados.
Espero ter ajudado.
Sim.povavemente está tendo crise de pânico, é muito comum nestes casos pensar q vai ter um ataque cardíaco.
A terapia cognitiva é a melhor opção de tratamento.
Vai trabalhar gatilhos, crenças disfuncionais etc
Pânico tem 100 0or cento de remissão de sintoma,
Sou especialista nisto, me chame por favor
Vou ajuda-lo
Pode. Merece uma avaliação psicológica para verificar a possibilidade de um transtorno de ansiedade. Procure um psicólogo especialista em transtornos de ansiedade
Olá... falta de ar é muito comum no transtorno de ansiedade, mas provavelmente seu diafragma pode estar precisando ser estimulado e isso ajudaria bastante no processo de respiração.
(Tem exercícios que ensinam como respirar direito)

Tensão muscular aumenta mais a possibilidade da respiração ficar "cortada" e dando a falta de ar que não se "completa" até o final, dando mais angústia e ansiedade.

Olá, como você está? Transtornos mentais, tais como a ansiedade, e em alguns casos, a depressão, costuma causar sinais de falta de ar, que são percebidos como um forte desconforto pelo paciente, e podem ser confundidos, sim, com doenças cardiorrespiratórias ou outras. Dessa forma, você fez um importante passo, procurando um médico que realizasse tais exames, a fim de descartar quaisquer possibilidades de outras doenças. Por isso, agora indico que procure um profissional de saúde mental, um psicólogo e psiquiatra, que poderá ajudar na investigação de tais sintomas e traçar um plano de tratamento adequado. Busque ajuda profissional. Fique bem.

Espero ter ajudado, estou à disposição, forte abraço!
Olá, boa tarde! Sinto muito pelo que você está passando... Se você já fez uma investigação médica e tudo tudo ok, esses sintomas têm origens psicológicas e emocionais. A ansiedade é uma emoção que pode gerar esses tipos de sintomas. Sugiro que você busque uma ajuda psicoterápica para começar a cuidar desses sintomas. Espero ter ajudo, fico à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!