Flúor faz bem ou não para os dentes ?

6 respostas
Flúor faz bem ou não para os dentes ?
Olá prezado, em relação ao flúor congruo com o colega do mesmo pensamento, o flúor ele é um produto que se usado em dosagens adequadas e bem indicados ele pode de maneira eficiente beneficiar o indivíduo em sua saúde dental, previne cáries, diminui a força e de adesão de placa ao dente o que permite menos placas menos acidez e tbm diminui a permeabilidade do dente pois oblitera canalículos expostos do dente permitindo diminuir a sensibilidade dental em sua maioria pela variação de temperatura é de PH, mas o flúor é substância tóxica que se ultrapassar seu limite terapêutico pode sim trazer muitos malefícios conforme já ditos pelo colega, como a fluorose dental onde compromete a estrutura do dente em formação com manchas e pode levar tbm a intoxicação causando náuseas e vômitos
etc..Realmente a diferença entre o remédio e o veneno é sua dosagem, por isso existem opiniões divergentes entre profissionais que lidam com essa substância pois as vezes alguns fatores influenciam se bom/ruim.

O estudo original que instituiu o flúor como um aliado a saúde bucal foi publicado em 1940(ultrapassado). Hoje não se pensa mais assim. O flúor é neurotóxico, causa diminuição do QI, em crianças, acelera o envelhecimento pela inibição da produção do colágeno, agride o sistema imune provocando doença autoimune, dano genético, causa inabilidade dos glóbulos brancos em matar bactérias, agride a tireoide, induz a osteoporose, causa dano cromossomal, segundo o Dr;Wolfgang Klein. Países europeus já não usam mais água fluoretada. A quantidade de flúor no creme dental de 70g é excessiva, tem o suficiente para matar uma criança de 10Kg. Deve-se usar o minimo possível de pasta dental e não em toda extenção da escova, ou usar pasta dental sem flúor. Estamos ingerindo fluor em demasia, pela água, em medicamentos e nos cremes dentais. O que provoca carie são restos de carboidratos das refeições infiltrados nos dentes. O fio dental é o melhor preventivo. Reflitam e Boa sorte.
Olá ,o flúor traz vantagens,atua fortalecendo a estrutura do esmalte,evitando assim a cárie.Quando usado na fase inicial do processo carioso,faz a remineralização,isto é, retorno para esmalte intacto.
Deve ser usado sob supervisão em crianças pois a ingestão de excesso durante a formação dos dentes pode gerar casos de fluorose,do esmalte e da dentina ,nascendo com manchas e com deficiências.Para adultos recomendamos cremes dentais e enxaguatorios com flúor pois atua desorganizando a placa bacteriana ,além de evitar a cárie
Depende, em baixas concentrações o flúor substitui o cálcio dos cristais de hidroxiapatia, que é o principal mineral que compõem os dentes.
O novo cristal formado, a hidroxifluorapatita, é mais resistente a desafios ácidos, como a alimentação ou á progressão da cárie, portanto tem um efeito benéfico para a manutenção da saúde oral.

Em altas concentrações, o flúor deixa de ser terapêutico e passa a causar problemas como a fluorose dental, o que resulta em uma má formação do esmalte. Em altíssimas concentrações, se ingerido, o flúor pode causar complicações de saúde graves.

Meu professor de cariologia costumava dizer que a diferença entre uma medicação e um veneno é apenas a dose. O flúor é sim muito benéfico para a saúde dos dentes, mas deve ser respeitado dentro de suas recomendações de uso.
Ola!! O flúor faz bem para os dentes, mas o uso deve ser tópico. Ele atua na remineralizacao do esmalte, evitando dessa forma lesões de cárie.
Durante a formação dos dentes permanentes, se for ingerido pode causar a fluorose, que são manchas brancas, normalmente bilaterais.
Dessa forma, o uso de pastas de dente com flúor deve ser muito controlado em crianças que ainda não tem a dentição permanente completa.
Qualquer dúvida à disposição. Espero ter ajudado.
Concordo com os colegas quando lembram que o flúor é uma substância tóxica e sua dosagem vai definir seu benefício ou malefício.
A sociedade americana e brasileira de odontopediatria recomendam o uso na prevenção da cárie por todas as considerações já ditas acima.
No entanto, em vários países ele não é recomendado pois existem estudos que relatam efeitos colaterais do flúor.
Linhas de tratamento como homeopatia e antroposofia também não indicam seu uso.
Acredito que uma boa orientação da família da criança com informação sobre dieta rica em cálcio, vitamina C e D para fortalecimento de ossos e dentes e uma visão sobre formação da carie e dieta cariogênica, aliada a orientação de higiene oral vai individualizar a indicação do uso do flúor.