Flúor faz bem ou não para os dentes ?

6 respostas
Flúor faz bem ou não para os dentes ?
Olá prezado, em relação ao flúor congruo com o colega do mesmo pensamento, o flúor ele é um produto que se usado em dosagens adequadas e bem indicados ele pode de maneira eficiente beneficiar o indivíduo em sua saúde dental, previne cáries, diminui a força e de adesão de placa ao dente o que permite menos placas menos acidez e tbm diminui a permeabilidade do dente pois oblitera canalículos expostos do dente permitindo diminuir a sensibilidade dental em sua maioria pela variação de temperatura é de PH, mas o flúor é substância tóxica que se ultrapassar seu limite terapêutico pode sim trazer muitos malefícios conforme já ditos pelo colega, como a fluorose dental onde compromete a estrutura do dente em formação com manchas e pode levar tbm a intoxicação causando náuseas e vômitos
etc..Realmente a diferença entre o remédio e o veneno é sua dosagem, por isso existem opiniões divergentes entre profissionais que lidam com essa substância pois as vezes alguns fatores influenciam se bom/ruim.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O estudo original que instituiu o flúor como um aliado a saúde bucal foi publicado em 1940(ultrapassado). Hoje não se pensa mais assim. O flúor é neurotóxico, causa diminuição do QI, em crianças, acelera o envelhecimento pela inibição da produção do colágeno, agride o sistema imune provocando doença autoimune, dano genético, causa inabilidade dos glóbulos brancos em matar bactérias, agride a tireoide, induz a osteoporose, causa dano cromossomal, segundo o Dr;Wolfgang Klein. Países europeus já não usam mais água fluoretada. A quantidade de flúor no creme dental de 70g é excessiva, tem o suficiente para matar uma criança de 10Kg. Deve-se usar o minimo possível de pasta dental e não em toda extenção da escova, ou usar pasta dental sem flúor. Estamos ingerindo fluor em demasia, pela água, em medicamentos e nos cremes dentais. O que provoca carie são restos de carboidratos das refeições infiltrados nos dentes. O fio dental é o melhor preventivo. Reflitam e Boa sorte.
Olá ,o flúor traz vantagens,atua fortalecendo a estrutura do esmalte,evitando assim a cárie.Quando usado na fase inicial do processo carioso,faz a remineralização,isto é, retorno para esmalte intacto.
Deve ser usado sob supervisão em crianças pois a ingestão de excesso durante a formação dos dentes pode gerar casos de fluorose,do esmalte e da dentina ,nascendo com manchas e com deficiências.Para adultos recomendamos cremes dentais e enxaguatorios com flúor pois atua desorganizando a placa bacteriana ,além de evitar a cárie
Depende, em baixas concentrações o flúor substitui o cálcio dos cristais de hidroxiapatia, que é o principal mineral que compõem os dentes.
O novo cristal formado, a hidroxifluorapatita, é mais resistente a desafios ácidos, como a alimentação ou á progressão da cárie, portanto tem um efeito benéfico para a manutenção da saúde oral.

Em altas concentrações, o flúor deixa de ser terapêutico e passa a causar problemas como a fluorose dental, o que resulta em uma má formação do esmalte. Em altíssimas concentrações, se ingerido, o flúor pode causar complicações de saúde graves.

Meu professor de cariologia costumava dizer que a diferença entre uma medicação e um veneno é apenas a dose. O flúor é sim muito benéfico para a saúde dos dentes, mas deve ser respeitado dentro de suas recomendações de uso.
Ola!! O flúor faz bem para os dentes, mas o uso deve ser tópico. Ele atua na remineralizacao do esmalte, evitando dessa forma lesões de cárie.
Durante a formação dos dentes permanentes, se for ingerido pode causar a fluorose, que são manchas brancas, normalmente bilaterais.
Dessa forma, o uso de pastas de dente com flúor deve ser muito controlado em crianças que ainda não tem a dentição permanente completa.
Qualquer dúvida à disposição. Espero ter ajudado.
Concordo com os colegas quando lembram que o flúor é uma substância tóxica e sua dosagem vai definir seu benefício ou malefício.
A sociedade americana e brasileira de odontopediatria recomendam o uso na prevenção da cárie por todas as considerações já ditas acima.
No entanto, em vários países ele não é recomendado pois existem estudos que relatam efeitos colaterais do flúor.
Linhas de tratamento como homeopatia e antroposofia também não indicam seu uso.
Acredito que uma boa orientação da família da criança com informação sobre dieta rica em cálcio, vitamina C e D para fortalecimento de ossos e dentes e uma visão sobre formação da carie e dieta cariogênica, aliada a orientação de higiene oral vai individualizar a indicação do uso do flúor.

Especialistas

Dra Simone Levy

Dra Simone Levy

Dentista

Rio de Janeiro

Sabrina Ehmke

Sabrina Ehmke

Dentista

Timbó

Laryssa Dos Santos Pereira

Laryssa Dos Santos Pereira

Dentista

Macapá

Flávia Lara

Flávia Lara

Dentista, Odontopediatra

Goiânia

Luis Rodolfo Ferreira

Luis Rodolfo Ferreira

Dentista

Osasco

Helena Santos

Helena Santos

Dentista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Fluorose Dentária
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.