Fraturei o segundo molar. Saiu um fragmento do dente. Será que há algum problema eu esperar quinze d

8 respostas
Fraturei o segundo molar. Saiu um fragmento do dente. Será que há algum problema eu esperar quinze dias para passar na minha dentista que está viajando?
Olá. Fica muito difícil avaliar sem examinar o seu caso. Sugiro procurar pelo menos uma consulta emergencial com um cirurgião dentista e dependendo da avaliação dele, aguardar pela seu dentista.

Se você estiver sem dor e mantiver bochechos com Periogard, por exemplo, pode esperar pela sua dentista, do contrário marque uma consulta
Há problema sim. Se esperar o seu dentista pode ser que um caso simples se torne algo mais complexo. Dentina exposta pode começar a sentir sensibilidade e surgir a necessidade de fazer um tratamento endodôntico.
Bom, fraturar um dente pode resultar em desdobramentos diferentes pensando nos tratamentos possíveis. Existem fraturas mais superficiais que são lascas do esmalte dental envolvendo ou não uma porção da dentina junto. Se essa extensão for “rasa” no sentido de não se estender à porção radicular ou endodôntica a resolução do problema costuma ser mais simples, tanto no sentido da adesão quanto no sentido da execução técnica em si. E situações que ultrapassam esses “limites” gerando maior dificuldade técnica e necessidade de mais tipos de tratamentos para que o caso tenha mais chances de estabilizar como uma reabilitação definitiva. Regiões de dentinas exposta podem induzir à ação das metaloproteinases de matriz, que são enzimas que nosso dente e saliva possuem e podem degradar a estrutura da matriz orgânica do dente exposto no caso, o que poderia acelerar um processo de perda da estrutura dental que seria preservada caso a intervenção ocorresse antes. Enfim, um serviço de urgência com um profissional conservador e competente ajudaria bastante nesse caso. Estudos relatam que a clorexidina (presente por exemplo na formulação do periogard) ajudaria na inibição da atividade das metaloproteinases de matriz e diminuir a contaminação bacteriana da região.
depende do tamanho da fratura e se o dente tem ou não tratamento endodôntico, caso tenha dor , é recomendado procurar um profissional para avaliação.
É melhor você passar numa consulta pelo menos para avaliação e curativo,enquanto espera sua dentista voltar de viagem,pois o dente pode sofrer consequencias mais sérias, como quebrar mais, começar a doer etc
A decisão de esperar quinze dias para ver sua dentista depende da gravidade da fratura e dos sintomas que você está experimentando. Se houver dor intensa ou sinais de infecção, é melhor procurar atendimento odontológico o mais rápido possível, mesmo que seja com outro profissional enquanto sua dentista está fora. Caso contrário, se não houver dor extrema, você pode esperar, mas deve ficar atento a quaisquer mudanças nos sintomas. Se você decidir esperar, é fundamental manter uma boa higiene bucal, evitar alimentos muito duros ou pegajosos que possam piorar a situação e monitorar qualquer mudança nos sintomas.
Quando você fratura um dente, é importante cuidar da situação o mais rápido possível para evitar complicações. Aqui estão algumas coisas a considerar:

Dor e sensibilidade: Se o dente fraturado estiver causando dor ou sensibilidade, é importante procurar atendimento odontológico o mais rápido possível para aliviar o desconforto e evitar problemas adicionais.

Risco de infecção: Quando um dente está fraturado, pode haver uma abertura na estrutura do dente, o que aumenta o risco de infecção. Se um fragmento do dente se soltar, pode expor ainda mais a área à entrada de bactérias. Isso pode levar a complicações sérias se não for tratado adequadamente.

Danos adicionais: Se você esperar muito tempo para procurar tratamento, a fratura pode piorar ou outros problemas dentários podem surgir, como cáries, inflamação da polpa do dente ou até mesmo perda do dente.

Portanto, embora seja compreensível esperar até que sua dentista retorne de sua viagem, é importante considerar o estado do dente fraturado e qualquer desconforto que você esteja sentindo. Se estiver causando dor significativa, sensibilidade ou se você notar quaisquer sinais de infecção, como inchaço, vermelhidão ou pus na área, é melhor procurar atendimento odontológico o mais rápido possível, mesmo que isso signifique consultar outro profissional temporariamente. Se a fratura não estiver causando desconforto significativo e não houver sinais de infecção, você pode esperar até que sua dentista retorne para agendar uma consulta.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta odontológica