Fui a um Urologista e pedi encaminhamento para realizar exames preventivos de DSTs. Ele me passou: Hemograma,
3
respostas
Fui a um Urologista e pedi encaminhamento para realizar exames preventivos de DSTs. Ele me passou: Hemograma, VDRL, HBSAG e Sorologia para HIV. Após, surgiu uma dúvida, quais doenças esses exames são capazes de detectar? Herpes e HPV estão inclusos?
Olá. Aproximadamente 90% das pessoas, homens ou mulheres, tem exames positivos para herpes. A grande chance é de você ter exames positivos para a herpes. É a doença sexualmente transmissível mais comum. Você pode ter entrado em contato com o virus e nunca apresentado lesões. Após o contato com o vírus, ele ficará nas raizes nervosas e você pode nunca apresentar a reativação da infecção. Essa infecção crônica não tem tratamento.
O HPV é a segunda infecção sexualmente transmissível mais comum. Se você não tiver lesões pelo HPV, não há a indicação de fazer exames já que a infecção crônica e latente não tem cura. O vírus poderá ficar no seu organismo, sem nunca apresentar lesões. Para detectar o vírus, o melhor não é o exame de sangue.
Proteja-se. Use preservativos. Não corra o risco de uma doença sexualmente transmissível.
Faça exames para detectar a sifilis, hepatite B e C e HIV.
A avaliação clínica do seu médico pode detectar outras DSTs. Lembre de tratar seus parceiros sexuais.
O HPV é a segunda infecção sexualmente transmissível mais comum. Se você não tiver lesões pelo HPV, não há a indicação de fazer exames já que a infecção crônica e latente não tem cura. O vírus poderá ficar no seu organismo, sem nunca apresentar lesões. Para detectar o vírus, o melhor não é o exame de sangue.
Proteja-se. Use preservativos. Não corra o risco de uma doença sexualmente transmissível.
Faça exames para detectar a sifilis, hepatite B e C e HIV.
A avaliação clínica do seu médico pode detectar outras DSTs. Lembre de tratar seus parceiros sexuais.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É importante ressaltar que o diagnóstico ou não de Herpes e HPV não deve nunca mudar sua rotina de exames e cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis. Ser diagnosticado como portador destas viroses não vai, a princípio, mudar o seu dia a dia (a não ser que esteja com as lesões ativas). Ir ao médico com regularidade, usar preservativo antes de qualquer contato mais íntimo com seus/suas parceiras sexuais é de suma importância para manter sua saúde e a das pessoas com quem você se relacionar. Fique atento, uma vez que não conseguimos identificar inicialmente os verdadeiros portadores das doenças. Grande abraço!
Há várias doenças sexualmente transmissíveis, sendo que as acima mencionadas são muito frequentes entre nós. Podemos ainda citar outras passíveis de exame no sangue, como a hepatite B e HTLV (esta menos frequente). Outras, porém, são bastante comuns e diagnosticadas a partir do aspecto de lesões genitais, como HPV, cancro mole, molusco contagioso, herpes e donovanose, apesar de existirem exames laboratoriais para este fim. Portanto, além de exames laboratoriais, o exame clínico médico é importante fonte para o diagnóstico de DST.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá. Sou mulher, 32 anos, lésbica e com uma relação há 6 anos. A minha companheira descobriu agora que tem HPV positivo. Eu fiz papanicolau e deu negativo HPV e também tenho as 3 doses da vacina do HPV. Se tivermos relações sexuais agora, corro o risco de ser contaminada? Estou com medo. Obrigada
- se um homem portador de herpes tipo 2 namorasse uma mulher que não possui a doença como eles fariam para engravidar, visto que não podem deixar de usar camisinha para não passar para a parceira? OBS: a mulher no caso tomou todas as vacinas da HPV
- Tive lesões de baixo grau causadas por HPV. Minha dúvida é se toda vez que minha imunidade cai, como durante uma gripe, essas lesões podem voltar ou se isso nem sempre acontece. Eu só tomei a vacina quadrivalente porque a nonavalente é muito cara. Isso influencia no risco de recorrência?
- Tive HPV e removia as verrugas por exérese, mas elas voltavam na semana seguinte e surgiam até em outros locais. Depois fiquei um longo período sem tratar e não aumentaram muito. Agora farei cauterização elétrica. Isso caracteriza recorrência? E como evitar que retornem, mesmo já sendo vacinada?
- Bom dia. Tenho 27 anos e descobri o HPV 16 há menos de um mês. Já realizei todos os exames: Papanicolau normal, porém positivo para HPV 16; vulvoscopia e colposcopia (sem lesão). Também consultei um otorrinolaringologista e está tudo normal na boca e garganta. Estou tomando vitaminas e mudei minha alimentação. Meu…
- Olá, tudo bem com vocês? Gostaria de saber se existe algum exame que possa me mostrar se sou portador ou não do HPV?
- Verrugas genitais de HPV são iguais herpes labial ou param de aparecer com os tratamentos?
- Bom dia Dres! Tenho 22 anos e recentemente ando bem preocupada com o HPV, tive somente dois relacionamentos na vida, tomei a primeira vacina antes do início da vida sexual e a segunda uns 5 dias após primeiro contato (pele a pele), esse ano fiz pela primeira vez o papanicolau, que estava normal e sem…
- Tive HPV na base do pênis e virilha (áreas não cobertas pelo preservativo), já as tratei. Recentemente li algumas informações sobre lesões subclínicas, lesões latentes e presença do vírus de forma não assintomática, todas elas com chances de transmissão. Sem um exame específico para homem, fora o visual…
- To com verrugas na parte genital + tenho médico semana que vem para queima-las. Toda vez a vou ao banheiro é um incomodo pois lavo as mãos muitas vezes de maneira minuciosa com medo do vírus ficar nela, e dps eu contaminar onde eu tocar. Estou certo de ter essa cautela e esse exagero nas lavagens?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1863 perguntas sobre HPV
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.