Fui ao médico pq estava com pouco sangramento, ele me passou o Utrogestan,mas o sangramento aumentou

1 respostas
Fui ao médico pq estava com pouco sangramento, ele me passou o Utrogestan,mas o sangramento aumentou e estou menstruando. É normal?
Quando um médico prescreve Utrogestan para um sangramento irregular ou escasso, é importante entender como o medicamento pode afetar o corpo e o ciclo menstrual.

O Utrogestan contém progesterona, um hormônio que desempenha um papel importante na regulação do ciclo menstrual e na manutenção da saúde do revestimento uterino. Em alguns casos, o Utrogestan pode ser prescrito para ajudar a regular o ciclo menstrual, controlar sangramentos irregulares ou escassos, ou tratar certas condições ginecológicas.

No entanto, é possível que, em alguns casos, o Utrogestan possa inicialmente aumentar o sangramento, especialmente se o sangramento escasso for devido a uma condição subjacente, como a presença de pólipos uterinos ou alterações no revestimento uterino.

O aumento do sangramento após o início do Utrogestan pode ocorrer porque o medicamento pode estimular o revestimento uterino e desencadear a liberação de sangue retido. Isso pode resultar em um aumento temporário no sangramento antes que o ciclo menstrual se estabilize.

No entanto, é importante observar que cada pessoa responde ao Utrogestan de maneira diferente, e os efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa. Se você notar um aumento significativo no sangramento ou tiver preocupações sobre os efeitos do Utrogestan, é fundamental entrar em contato com seu médico para uma avaliação mais detalhada.

Seu médico poderá revisar sua condição, ajustar a dosagem do medicamento conforme necessário ou recomendar tratamentos adicionais, conforme apropriado. Eles podem fornecer orientações personalizadas com base em sua situação individual e história médica.

Além disso, seu médico integrativo pode oferecer uma abordagem holística para avaliar e tratar sua condição, considerando não apenas os aspectos médicos, mas também seu estilo de vida, saúde emocional e outros fatores que possam influenciar sua saúde ginecológica.

Lembre-se sempre de que é essencial comunicar qualquer preocupação ou efeito colateral ao seu médico para que eles possam oferecer a melhor orientação e cuidado possível.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.