Fui diagnosticada com depressão maior , o psiquiatra mandou eu tomar escitalopram. Este antidepressivo

9 respostas
Fui diagnosticada com depressão maior , o psiquiatra mandou eu tomar escitalopram. Este antidepressivo é bom?
Prof. Ana Larissa Marques Perissini
Psicólogo, Sexólogo
São José do Rio Preto
Bom dia. Sim, esse é um bom medicamente, porém como qualquer remédio você precisa passar pelo período de adaptação para ver se o seu organismo se adaptará com ele. Caso não se adapte, você deve retornar ao profissional que está lhe acompanhando para fazer a troca do remédio. Vale lembrar que o tratamento eficaz para depressão é a associação de psicofármaco, que irá trabalhar o componente químico do seu organismo, com a psicoterapia, que irá trabalhar fatores ambientais, sociais e comportamentais. Com certeza com o tratamento conjunto você terá uma melhora mais rápida. Mas, mesmo assim, você precisa fazer o tratamento completo e só interrompe-lo quando os profissionais te dispensarem. Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Mariana Marques de Oliveira Moita
Psicólogo
Rio de Janeiro
Mantenha-se sempre em contato com seu psiquiatra e relate tudo o que sente sem vergonha ou medo pois é mais uma questão de adaptação ao remédio do que ele ser bom ou não, isso varia de organismo para organismo.
 Mara Cínthia Moura Ribeiro
Psicólogo
Guarapari
Olá,
A reação ao medicamento é individual, ou seja, uma pessoa se adapta e outra não. Quem irá dizer se ele é bom ou não será você.
Tenha um canal de comunicação com seu psiquiatra, qualquer alteração o comunique que o profissional avaliará se está dentro do esperado. Caso contrário, ele ajustará o medicamento.
Psiquiatra e Psicólogo andam juntos, é pertinente você fazer acompanhamento com os 2 profissionais.

Desejo sucesso no seu tratamento.
 Sandro César Silvério da Costa
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Escitalopram é um bom anti depressivo, entretanto não significa que a pessoa vá se adaptar melhor com ele. Cabe ao psiquiatra avaliar a conduta a ser adotada: melhor tipo de medicamento e posologia. Caso você não se adapte ao escitalopram comunique ao seu psiquiatra para que ele possa prescrever um que melhor atenda à terapêutica farmacológica com resultados mais satisfatórios. Mas não basta apenas o uso de medicação. Recomenda-se associá-la à psicoterapia para uma boa recuperação do humor.

Att,

Sandro César
Dra. Sheila Soares
Psicólogo
Ibiúna
Sugiro que você busque um profissional de psicologia para te ajudar nesse momento.
O escitalopram é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), classificado no grupo dos antidepressivos, produzindo efeitos relativamente rápidos.
O escitalopram apresenta redução significativa dos sintomas clínicos da depressão já nos primeiros dias de tratamento, ajustada a posologia.
Quanto à pergunta de ser esse um "antidepressivo bom", todos os medicamentos são "bons" à priori, tendo sido colocados no mercado após longos anos de estudos e com comprovada segurança.
No entanto, seu psiquiatra é o especialista mais adequado à respondê-la, já que é quem conhece sua história clínica, além de ter estudado seu perfil, digamos...depressivo e, de qual medicação poderá ser mais adequada a você.
Obrigado pela pergunta.
 Dayseanne Cahú
Psicólogo
Recife
Cada pessoa irá reagir de uma forma aos medicamentos, seja ele qual for. Encontrar um medicamento psiquiátrico ideal para cada caso dependera da história dos sintomas de cada paciente, e da experiencia do psiquiatra.
Mas é recomendado que alie o tratamento psiquiátrico ao processo terapêutico.
 Jorgete Onohara
Psicólogo
Joinville
Ola bom dia, cada individuo reage de uma maneira, não e questão de ser bom, e o medicamento serve para ajuda lo na qualidade de vida todos tem alguma reação, efeito colateral, o importante é se tratar, com terapia melhor ainda, ajudara a se conhecer melhor e lidar com a situação. Abraco
 Filipe Barbosa Margarido
Psicólogo
Santo André - Pb
Olá! depende muito, não posso dizer que para você será bom!..

Sendo assim, porque você não procura uma terapia?

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.